Mãe é presa após criança de 10 anos mandar áudio para a polícia e denunciar maus-tratos e abandono

13/08/2025 10h59


Fonte G1 PI

Uma mulher de 40 anos foi presa em flagrante por abandono de incapaz. Segundo a polícia, quatro meninas menores de idade moram na residência, na cidade de Francisco Macedo, no Sudeste do Piauí. Uma das filhas denunciou o caso para a Polícia Militar. A prisão aconteceu nessa segunda (11).

A mulher apresentava indícios de embriaguez, segundo disse ao g1 o sargento Gildemar, da Polícia Militar, que recebeu a denúncia e registrou a ocorrência. Vestígios de bebidas alcoólicas e cigarros também foram encontrados na casa onde ela morava com mais quatro filhas, entre elas, uma adolescente de 16 anos e três crianças de 10, 9 e 3 anos de idade; e uma neta, uma bebê de colo filha da adolescente.

"Por volta das 20 horas, recebi um áudio de uma criança de 10 anos de idade que relatou que sua mãe tinha saído de casa na sexta-feira e voltado no sábado, já com sintomas de embriaguez. Deixou uma adolescente de 16 anos na casa com um rapaz e com a sua filha de colo. No áudio, a criança relatou que a mãe teria administrado um medicamento vencido a uma das crianças. Segundo a criança, após tomar o medicamento, ela passou o dia dormindo na creche", disse o sargento.

Na denúncia ao policial, a criança também relatou que teria sido agredida com um tapa ao tentar entrar em casa e que encontrou a mãe, a irmã de 16 anos e o rapaz em estado de embriaguez.

"Eu acionei o Cabo Freire e o Conselho Tutelar para que fossem tomadas as medidas cabíveis e realizada a averiguação. Ao chegarmos ao local, constatamos a veracidade dos fatos: o indivíduo desconhecido encontrava-se em estado de embriaguez, assim como a filha de 16 anos e a mãe", afirma o sargento.

O policial disse que as crianças estão sob guarda de dois tios, após direcionamento do Conselho Tutelar. Uma tia que mora na cidade de Marcolândia ficou com algumas crianças, e um tio da cidade de Araripina (PE) se responsabilizou por outras.

A mulher foi conduzida para a Delegacia Regional de Picos, onde foi autuada em flagrante pelo artigo 133 do Código Penal, que representa abandono de incapaz. A Polícia Civil está investigando o caso.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook