Mãe e filha morrem após cesariana de urgência na Evangelina Rosa

13/12/2015 06h55


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Cidadeverde.comClique para ampliarFrancisca Maria de Sousa Leão(Imagem:Cidadeverde.com)

A jovem Francisca Maria de Sousa Leão, 28 anos, morreu na manhã de sexta (11), na Maternidade Evangelina Rosa, vítima de complicações no parto.

Segundo a família, ela foi submetida a uma cesariana de emergência após não ter conseguido entrar em trabalho de parto às 41 semanas de gestação. Esta é o segundo caso de morte de gestantes por complicação no parto em menos de 24 horas na mesma maternidade.

A irmã da paciente, Sueli Sousa Leão, explicou ao Cidadeverde.com que Francisca morreu logo depois da cirurgia e que a filha sobreviveu por cerca de 12 horas. A família acredita que a espera prolongada pelo parto foi a causa da morte da mãe e da recém-nascida.

"Ela não estava sentindo nenhuma dor de parto. Disseram para ela esperar o parto normal e tentaram induzir isso. Ela disse que achava que não conseguiria, mas a médica não deu atenção. Ela estava muito fraca e estavam tentando forçar o parto normal. Quando viram que ela não tinha condições, decidiram fazer a cesária e ela acabou morrendo",
contou a irmã, destacando que a criança tinha cerca de 3,5 quilos e media 51 centímetros.

A família alega que houve negligência médica por parte da maternidade e afirma que vai procurar a Justiça para entender o que aconteceu. "Isso não vai trazer ela de volta, mas a gente vai buscar todas as medidas possíveis para que isso não aconteça com outras pessoas. Foram duas vidas perdidas", justificou uma prima de Francisca, identificada como Aldeni Pereira.

O velório da jovem e da filha está sendo realizado no bairro Alto Alegre, zona Norte de Teresina. Francisca estava grávida pela segunda vez. Ela já é mãe de um menino de 5 anos. O marido está inconformado com as mortes. "É triste a gente ter uma mulher linda, com saúde, estar esperando uma notícia boa e, então, acontece isso. O que a gente quer agora é que isso não aconteça com outras famílias. Temos que fazer algo para evitar porque essa dor é muito grande", desabafou Anderson Hilário.

O Cidadeverde.com entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Maternidade, que informou não ter informações concretas sobre o que motivou as mortes desse segundo caso. Tentamos também contato com o diretor da Casa, o obstetra José Brito, mas ele não atendeu as ligações.

Tópicos: teresina, parto, maternidade