Macaco bugio ataca duas mulheres e uma criança no Sul do Piauí

15/09/2021 14h26


Fonte G1 PI

Imagem: André PessoaClique para ampliarMacaco bugio ataca duas mulheres e uma criança no Sul do Piauí(Imagem:André Pessoa)Macaco bugio ataca duas mulheres e uma criança no Sul do Piauí

Um macaco bugio (alouatta guariba) está atacando pessoas na localidade Serra Vermelha, zona rural de São Raimundo Nonato, a 540 quilômetros de Teresina, no Sul do Piauí. Pelo menos uma criança e duas mulheres já foram vítimas do primata que é criado por uma família como um animal doméstico.

O último ataque aconteceu na manhã desta quarta-feira (15) contra uma mulher, identificada como Irany de Sousa Ferreira, 41 anos. Ela havia acabado de sair da casa onde reside, quando o animal pulou e a agrediu.

“Ela mora a 200 metros da casa onde o macaco vive. A mulher acredita que o macaco estava no pé de manga que fica em sua residência se alimentando de frutas, quando a viu e a atacou”, contou o comandante da Companhia Ambiental do 11º Batalhão da PM de São Raimundo Nonato, capitão Odair Ribeiro.

Ela precisou ser levada pelo Samu até a Unidade de Pronto Atendimento do município para tratar os ferimentos. A mulher ainda permaneceu no local por algumas horas à espera de vacinas.

De acordo com o capitão , o animal é criado pelo proprietário da casa onde estava.

“Ele já mora com a família há muitos anos, sem licença ambiental, e agora começou a ser mais agressivo, arranhar, morder as pessoas que se aproximam. Está mais agressivo”, afirmou o capitão Odair Ribeiro.

O comandante contou ainda que já acionou o Ibama para capturar o animal. “Pedi ao Ibama de Teresina para vir buscar, mas me informaram que não tinham viatura porque estão combatendo as queimadas. Aí pedi ao Ibama de Juazeiro-BA e eles disseram que vêm buscar até o final da semana”, disse o militar.

O capitão Odair disse ainda que orientou as vítimas a fazerem um boletim de ocorrência sobre os ataques.

“O ataque da criança, como ela faz parte da família, eles preferiram não fazer. Mas a mulher que foi vítima hoje disse que ia”, declarou.

O que fazer após o ataque?

A orientação de especialistas para é que as pessoas atacadas pelo macaco bugio ou por qualquer outro animal silvestre procurem, imediatamente, um atendimento médico.

As vítimas devem tomar a vacina e o soro antirrábicos. Dependendo da situação, o paciente deve receber ainda o imunizante contra o tétano.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: ataque, macaco, v?timas