Lula anuncia Wellington Dias (PT) como futuro ministro de Desenvolvimento Social

22/12/2022 11h59


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoLula anuncia Wellington Dias (PT) como futuro ministro de Desenvolvimento Social.(Imagem:Reprodução)Lula anuncia Wellington Dias (PT) como futuro ministro de Desenvolvimento Social.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou o senador eleito do Piauí Wellington Dias (PT) como futuro ministro de Desenvolvimento Social. O anúncio foi feito em Brasília, na manhã desta quinta-feira (22), durante apresentação do relatório final da equipe de transição de governo.

O Ministério do Desenvolvimento Social é responsável, entre outros programas, pelo Bolsa Família (atual Auxílio Brasil). A senadora Simone Tebet (MDB-MS), terceira colocada na eleição presidencial, também era cotada para assumir a pasta.

Dias chegou a ser cotado para o Ministério do Planejamento e do Desenvolvimento Regional. Durante a etapa de transição do governo, ele acompanhou a adequação do orçamento da União para 2023.

“Têm duas coisas importantes no Piauí: foi o estado que começamos o combate à fome, que foi na cidade de Guaribas, e o estado que tive mais votos nessa eleição", comentou Lula em evento.

Quem é Wellington Dias
Imagem: Roberta Aline  Senador eleito do Piauí, Wellington Dias (PT).(Imagem:Roberta Aline ) Senador eleito do Piauí, Wellington Dias (PT).

José Wellington Barroso de Araújo Dias, de 60 anos, foi coordenador da campanha de Lula no Nordeste durante as Eleições 2022.
deputado

Em 2022, Wellington Dias deixou o cargo de governador para disputar o Senado Federal e foi eleito, pela segunda vez, com 51,34% dos votos válidos. Em 2010, ele também foi eleito senador pelo estado.

Entre outubro de 2020 e dezembro de 2021, Dias assumiu a presidência do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste).

Ainda em dezembro de 2021, como coordenador do Fórum Nacional de Governadores, chegou a receber o prêmio Sérgio Arouca de Saúde, por sua atuação no enfrentamento à pandemia de Covid-19, sobretudo na articulação para a compra de vacinas de forma independente do Governo Federal.

Wellington também é bancário aposentado da Caixa Econômica Federal, contista e ocupa a Cadeira 12 da Academia Piauiense de Letras (APL). É casado com a deputada federal Rejane Dias (PT) e tem três filhos.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook