Lixo hospitalar é depositado em calçada ao lado de lanchonetes no PI

06/03/2016 08h09


Fonte G1 PI

Comerciantes que trabalham em frente a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), na Zona Sul de Teresina, denunciam que o acúmulo de lixo hospitalar na calçada da instituição, local inadequado, vem causando transtornos devido ao mau cheiro e risco de contaminação. O fato estaria trazendo problemas para os trabalhadores, cadeirantes e pedestres que passam por ali.

Imagem: Ellyo Teixeira/G1Clique para ampliarLixo armazenado de forma inadequada na calçada.(Imagem:Ellyo Teixeira/G1)Lixo armazenado de forma inadequada na calçada.

Em nota, a MDER afirmou que o lixo não é hospitalar e que o problema será resolvido com a entrada em funcionamento da Central de Resíduos Sólidos.

Doraci Maria da Conceição é dona de um trailer e trabalha há 15 anos em frente a maternidade. A mulher reclama do acúmulo de lixo e do transtorno que isso tem causado.

“São pelos menos três dias da semana. O mau cheiro é insuportável, as pessoas que saem da maternidade estão deixando de comer aqui. Antes disso, eu vendia pelo menos quatro a cinco bolos, além de quase 50 salgados, sucos e refrigerante. Agora quase ninguém encosta nos estabelecimentos, já preferem trazer de outros locais”, reclamou.

Geraldo Galdino que trabalha há 19 anos no local falou que o problema ocorre há pelo menos seis meses. “Tem um local que foi feito recentemente e é justamente para abrigar esse lixo, mas não sei porque ainda não está sendo usado e nós estamos sendo prejudicados, pois ninguém encosta para pegar táxi aqui”, disse o homem indignado.

Outros comerciantes que preferiram não se identificar também reclamaram da situação e disseram que chegaram a falar com a direção do hospital, mas nenhuma atitude foi tomada. “Já falamos sobre isso com a direção. Relatamos a situação que a gente passa, mas nada foi feito para resolver o problema. A gente depende disso para sustentarmos a nossa família, mas eles não querem nem saber”, falou uma comerciante.

Alguns funcionários da maternidade, que por medo de represália não quiseram se identificar, revelaram ao G1 que não há coleta seletiva dentro da Maternidade Dona Evangelina Rosa e que resíduos sólidos são misturados ao lixo normal. “Quando a gente chega para trabalhar, podemos observar a montanha de lixo próximo aos trailers e carros estacionados. Isso é um risco muito grande para nossa saúde”, alertou o funcionário.

Sobre o caso, a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) afirmou que se trata de lixo comum - e não hospitalar -, oriundo do Setor de Nutrição da Maternidade. Os resíduos são colocados diariamente entre 17h e 18h e recolhidos entre 20h.

"Aproveitando a oportunidade, informamos que nas fotografias, é possível ver a Central de Resíduos Sólidos da MDER, construída recentemente, para receber esse tipo de dejetos produzidos na instituição",
diz a nota da MDER.

Por fim, o texto dá conta que faltam poucos delathes para o funcionamento da Central. "Para funcionar, no entanto, a mesma necessitava da adequação na instalação elétrica externa, problema resolvido pela Eletrobras na última quinta-feira (3), restando, por fim a empresa Oi Telemar realizar a retirada de fios de telefonia que ainda impedem o funcionamento da central".

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews