Litoral do Piauí é o menos afetado com manchas de óleo, diz Capitania

24/10/2019 07h15


Fonte Portal Costa Norte e Uol

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarLitoral do Piauí é o menos afetado com manchas de óleo, diz Capitania.(Imagem:Divulgação)

O comandante da Capitanhia dos Portos do Piauí informou nesta quarta-feira (23), que o litoral do estado é o menos afetado pelas manchas de óleo que atingem as praias do Nordeste.

De acordo com o Capitão de Fragata Benjamim Dante Rodrigues Duarte Lima, a situação no Piauí é de alerta, mas está sob controle. Os banhistas podem frequentar as praias sem medo.

Os primeiros registros de manchas de óleo no Piauí apareceram nos dias 27, 28 e 30 de setembro.

No litoral do estado já foram recolhidos 100 quilos do petróleo cru. Hoje pela manhã, um trabalho de limpeza foi realizado nas praias de Luís Correia e amanhã será na praia da Pedra do Sal, em Parnaíba.

Quando começou a contaminação?

O óleo nas praias do Nordeste começou a aparecer no dia 30 de agosto, mas não se sabe a origem do vazamento. Também é desconhecido como foi esse derramamento, se veio de um navio, num acidente ou ao transportar algum tipo de resíduo.

Quais praias já foram atingidas?

Até ontem, as manchas haviam aparecido em 2.250 km de costa nordestina. Praias paradisíacas como Jericoacoara (CE), Pipa (RN), Porto de Galinhas (PE) e Maragogi (AL) foram afetadas. Ao menos em 201 praias houve registro de contaminação.