Liberada verba para agricultores receberem o Garantia Safra no Piauí

11/08/2013 10h21


Fonte G1 PI

O governo federal liberou mais de R$ 329 milhões para os programas bolsa estiagem e garantia safra. A verba é para garantir que agricultores familiares do Piauí continuem recebendo benefícios até o final do ano já que existe a previsão de que a seca se prolongue por esse segundo semestre.

Em todo o estado já são 198 municípios que decretaram situação de emergência. O programa bolsa estiagem é para agricultores em situação de emergência, no estado mais de 122 mil trabalhadores de 198 cidades são atendidos pelo programa.

Já o garantia safra é um seguro para agricultores familiares com renda mensal inferior ou igual a um salário mínimo e meio e que vivem em área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Imagem: FlorianoNewsReunião na Comunidade Casulo leva orientações aos assentados em situação irregular.(Imagem:FlorianoNews)

O objetivo do Programa Seguro Garantia Safra é garantir renda mínima para a sobrevivência de agricultores de localidades atingidas sistematicamente por situação de emergência ou calamidade pública por causa de estiagem ou excesso hídrico.

Na safra 2012/2013 o seguro atendeu mais de 105 mil trabalhadores de 137 municípios do Piauí.