Justiça determina prisão de prefeito de Itaueira, secretário e empresários

22/09/2020 15h40


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/FacebookAlvo de mandado de prisão preventiva, prefeito de Itaueira permanece foragido.(Imagem:Reprodução/Facebook)Alvo de mandado de prisão preventiva, prefeito de Itaueira permanece foragido.

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) determinou a prisão preventiva do prefeito de Itaueira, Quirino de Alencar Avelino, do secretário de obras do município, Gaston de Sousa Cavalcante e de dois empresários. A ação faz parte da Operação Perpetuatio, que apura crimes de desvio de recursos e lavagem de dinheiro da prefeitura. Até o momento, apenas um dos alvos foi preso e os gestores municipais seguem foragidos.

Os mandados estão sendo cumpridos pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Piauí, Polícia Civil e Militar nesta terça-feira (22). O gestor do município alegou que se trata de uma ação com ‘viés político e perseguidor’ feita de forma ‘arbitrária e autoritária’. Leia a nota ao fim da reportagem.

Segundo o MP, os valores desviados já contabilizados foram de R$ 1.724.613,38, sendo que ainda estão sendo auditados outros contratos. Além disso, o Gaeco ofereceu uma denúncia criminal por organização criminosa liderada pelo prefeito e outros envolvidos pelos crimes de desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e entre outros.

O Gaeco também deu o cumprimento ao mandado de afastamento de Quirino de Alencar do cargo de prefeito. O presidente da Câmara Municipal dos Vereadores de Itaueira foi notificado para dar posse imediata ao vice-prefeito da cidade.

Investigação

De acordo com o Ministério Público, o prefeito Quirino de Alencar Avelino é suspeito de liderar organização criminosa com objetivo de fraudar licitações públicas e, consequentemente, desviar dinheiro público.

"Concluiu-se, das investigações, que o gestor se utilizou de empresas de fachada e de servidores públicos para macular os processos licitatórios em questão", informou o MP.
O MP informou que apura três fatos suspeitos na prefeitura:

Suspeita de aquisição fraudulenta de uma ambulância para a Secretaria Municipal de Saúde;
Construções e reformas de obras públicas, inclusive pavimentação de vias
A não prestação adequada e fraudes no serviço de transporte escolar.

Confira a nota do prefeito Quirino Avelino na íntegra:

Uma ação com viés político e perseguidor, feita arbitrária e autoritária, sem oportunizar o direito legal de defesa ou esclarecimentos, em pleno período eleitoral. Assim foi a decreto de prisão do prefeito de Itaueira, Quirino Avelino, 78 anos, ocorrida hoje, dia 22.

O prefeito sempre conduziu a gestão com transparência, idoneidade e zelo pela coisa pública. E foi com incredulidade que o mesmo se deparou com tal medida de prisão preventiva e afastamento do cargo.

O prefeito está colhendo a documentação necessária para os devidos esclarecimentos e que os fatos sejam elucidados, estando disponível à Justiça.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: prefeito, avelino, quirino