Justiça decreta prisão preventiva de suspeito de matar mulher horas após ela pedir medida protetiva

23/11/2020 14h35


Fonte G1 PI

Imagem: Gustavo Almeida/G1Tribunal de Justiça do Piauí(Imagem:Gustavo Almeida/G1)Tribunal de Justiça do Piauí

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) decretou, no domingo (22), a prisão preventiva de Francisco das Chagas Pereira do Nascimento, suspeito de matar uma mulher a facadas na noite de sábado (21), em Oeiras, Sul do estado. A vítima, Francisca Ferreira dos Santos, 42 anos, foi morta com pelo menos oito facadas, horas depois de ter ido à delegacia solicitar medida protetiva de urgência contra o suspeito.

Francisco das Chagas foi preso em flagrante momentos após o crime. No domingo, o juiz Rodrigo Tolentino, plantonista na Comarca de Oeiras, homologou a prisão em flagrante e decretou a preventiva.

“A pratica do delito em tela, denota a necessidade de resguardo da ordem pública, concretamente atingida pela ação do autuado", declarou o magistrado.

"Após discussão com a vítima, por motivos de ciúmes, e por a vítima ter procurado a Delegacia para requerer as medidas protetivas de urgência, ele se dirigiu até a casa dela, onde desferiu vários golpes de punhal contra ela, que veio a óbito”, diz a decisão.

O juiz determinou que o suspeito seja transferido para uma unidade do sistema prisional do estado, onde ele deve permanecer enquanto o crime é investigado pela Polícia Civil. Após a investigação, o delegado pode indiciar Francisco das Chagas por feminicídio.

O crime
Imagem: Patrícia Andrade/G1Caso é investigado pela Delegacia de Polícia da cidade de Oeiras.(Imagem: Patrícia Andrade/G1)Caso é investigado pela Delegacia de Polícia da cidade de Oeiras.

Segundo o 14º Batalhão da Polícia Militar do Piauí (14º BPM), que atendeu a ocorrência, o suspeito é casado e tinha uma relação extraconjugal com a vítima, mas a mulher não queria mais o relacionamento.

"Ela procurou a delegacia pela manhã e pediu essa medida protetiva de urgência, quando foi à noite ela foi morta”, informou o major Antônio Santos, subcomandante do 14º BPM.

A polícia foi acionada por volta das 20h de sábado e encontrou Francisca dos Santos agonizando na rua. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas a vítima não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu antes da chegada dos socorristas.

O local foi isolado e a Polícia Civil realizou a perícia e os procedimentos iniciais para a investigação do crime. Em seguida, o corpo foi recolhido e encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) em Floriano.

A PM conseguiu localizar o suspeito e efetuou a prisão em flagrante. O homem foi conduzido para a delegacia para os procedimentos cabíveis.

O caso é investigado pela Polícia Civil e o suspeito pode responder por feminicídio, homicídio qualificado quando o assassinato envolve violência doméstica, menosprezo ou discriminação à condição de mulher da vítima. 

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: crime, mulher, suspeito