Juristas piauienses prestigiam solenidade de homenagem a João Maurício Adeodato

23/08/2013 09h45


Fonte Alepi

A Assembleia Legislativa entregou da última quinta-feira (22), o título de cidadão piauiense ao jurista João Maurício Adeodato Leitão, requerido pela deputada Margarete Coelho (PP), em sessão solene com a participação da OAB-PI, presentes vários advogados e estudantes de Direito.
A sessão foi também dedicada ao Dia do Advogado, transcorrido no último dia 11.Em seu discurso de saudação ao homenageado, a deputada Margarete Coelho afirmou que o ele é portador de vários títulos, sendo considerado hoje um dos maiores juristas do país, que fez graduação orientado por Miguel Reale. A deputada disse que o Direito hoje vive uma encruzilhada, pois o atual modelo jurídico está defasado.

Falou em seguida o advogado Emerson Daniel, destacando o ensino jurídico no Estado do Piauí, onde os formados pela Universidade Estadual foram os mais aprovados no exame da OAB. Ele disse que falava em nome de 12 mil estudantes de Direito. Lembrou a importância do advogado, quando da luta pela revogação do Ato Institucional nº 5.

Outro orador foi o advogado Álvaro Fernando da Rocha Mota, destacando que a OAB e a Faculdade de Direiro do Piauí foram fundadas com inspiração em Pernambuco, terra do homenageado. Ele deu boas vindas a João Adeodato, falando sobre o acolhimento piauiense, que abrigou o protótipo do homem americano.

O presidente da OAB-PI, William Guimarães, iniciou sua fala agradecendo à Assembleia por ter incluído na sessão uma homenagem aos advogados, pelo seu dia, transcorrido no último dia 11. Guimarães pediu aos deputados que elevem o repasse do Estado para o Poder Judiciário, quando da votação do novo Orçamento. O orador concluiu o seu pronunciamento informando que o sul do Piauí ainda não possui juízes titulares em diversos municípios, exatamente por falta de estrutura financeira.

O homenageado iniciou o seu discurso informando que nasceu em Belo Horizonte, e que sua ida para Pernambuco, ainda criança, foi em decorrência da transferência de seu pai, aprovado para trabalhar na LBA. Ele citou vários exemplos de sua dificuldade de relacionamento com as crianças pernambucanas, que zombavam do seu sotaque mineiro.Adeodato falou de alguns vultos piauienses que se destacaram no Direito, como Coelho Rodrigues. Para ele, o Direito se refere aos fatos, mas não depende deles. Agradeceu à Assembleia pela homenagem.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook