Julgamento de suspeito de atropelar e matar enfermeira e ferir namorada acontece no Tribunal do Júri

30/08/2022 11h46


Fonte G1 PI

Imagem: Ilanna Serena/g1Julgamento de suspeito de atropelar e matar enfermeira e ferir namorada no Tribunal do Júri em Teresina.(Imagem:Ilanna Serena/g1)Julgamento de suspeito de atropelar e matar enfermeira e ferir namorada no Tribunal do Júri em Teresina.

O julgamento do empresário Pablo Henrique Campos, suspeito de atropelar e matar a enfermeira Vanessa Carvalho e deixar ferida Anuxa Alencar, acontece nesta terça-feira (30), no Fórum Cível e Criminal Desembargador Joaquim de Souza Neto, em Teresina. O crime aconteceu em setembro de 2019.

A sessão, realizada na 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri de Teresina, iniciou às 9h40 e terá depoimentos de testemunhas de defesa e acusação, além do réu.

A auxiliar administrativa Anuxa Kelly Leite Alencar foi a primeira a prestar depoimento. Na época do crime, ela e o réu namoravam há quase um ano e moravam juntos. No dia 28 de setembro de 2019, eles foram a um casamento acompanhados de Vanessa.

"Eu me arrumei em casa junto com ele. Fomos nós três pro casamento. Sentamos com uns amigos, a noiva entrou e eu levantei com a Vanessa, me afastei pra poder olhar a entrada da noiva. Quando retornei ele já estava diferente, não sei por quê", contou

"Ele dançou, eu dancei com minhas amigas. Mas não sei o motivo dele ter ficado alterado. Do meio da festa pro final, ficamos separados. A única vez que ele se aproximou de mim foi batendo no meu ombro e dizendo você vai me pagar, foi quando minha amiga Laiara disse vamo embora", lembrou

Antes de ir embora, as amigas foram até o carro de Pablo para pegar objetos pessoais que estavam no veículo do acusado.

"Quando estávamos no carro, eu no volante, ele veio correndo de dentro do buffet, eu me assustei e saí. Eu vi pelo retrovisor ele correndo atrás", relembrou.

Apreensiva, Anuxa decidiu dormir na casa da amiga Vanessa e retornou para a festa para deixar a chave do carro do rapaz, que estava em sua bolsa.

"A Laiara ainda tava na porta. Eu só entreguei a chave pra ela e disse "entrega pra ele". Foi quando tudo que aconteceu. A gente virou as costas e caminhou em direção ao carro da Laiara. Logo depois, ele jogou o carro dele pra cima de mim e da Vanessa. A gente tava do lado uma da outra. Minha amiga viu tudo, ela disse que a gente voou", disse.

"Eu só acordei no hospital. Eu soube que antes gritaram pra gente subir a calçada, eu não ouvi. Quando acordei, perguntei pela Vanessa e até por ele, porque não sabia o que tinha acontecido, não sabia que ele tinha que tinha nos atropelado", completou.

Relação abusiva
Imagem: Arquivo PessoalPablo Henrique Campos Santos e Anuxa Kelly Leite Alencar.(Imagem:Arquivo Pessoal)Pablo Henrique Campos Santos e Anuxa Kelly Leite Alencar.

Segundo a vítima, o ex-namorado constantemente demonstrava ciúmes, ficava agressivo e não se desculpava após brigas entre o casal.

"Nossa relação, na maiorias das vezes, não era boa. Era um relacionamento bem conturbado. No iniciozinho não, piorou depois que fomos morar juntos. Fisicamente nunca chegou a me agredir, acho que por morar comigo e com minha mãe. Quando a gente saía, do meio pro fim, ele ficava com raiva de alguma coisa, ia embora e me deixava sozinha. Isso acontecia com frequência", declarou.

"Eu dizia por que você me deixou? e ele respondia pra não acontecer coisa pior", declarou Anuxa.

Anuxa também relatou que Pablo e Vanessa chegaram a discutir por mensagens em uma rede social, quando a amiga a defendeu após uma discussão entre o casal. De acordo com Anuxa, Pablo uma vez reclamou da amizade entre elas.

"Ele dizia que eu dava muita atenção aos meus amigos. Eu não ia deixar de aproveitar o casamento da minha amiga porque ele tava com raiva, não ia ficar no pé dele perguntando o que tinha acontecido. Porque eu já tava acostumada. Eu não me recordo, mas chegaram pessoas pra dizer que no dia do casamento ele jogou bebida em mim", disse durante o depoimento.

Família protesta
Imagem: Reprodução Pessoal  Família da enfermeira Vanessa Carvalho protesta em frente ao Fórum Criminal de Teresina.(Imagem:Reprodução Pessoal ) Família da enfermeira Vanessa Carvalho protesta em frente ao Fórum Criminal de Teresina.

No local, familiares de Vanessa se reuniram no início da manhã, com cartazes e balões brancos, para pedir por justiça.

Em entrevista à TV Clube, o pai da vítima, Edson Carvalho, relatou a dor e angústia da família após uma espera de quase três anos para o julgamento.

O crime aconteceu em setembro de 2019. De acordo com ele, a defesa do suspeito chegou a entrar com vários recursos na Justiça, mas todos foram negados.

Pablo foi autuado em flagrante por feminicídio consumado e por tentativa de feminicídio, horas após o crime. Ele está preso desde então.

"Monstruosidade. Eu pergunto como eu fico, como minha mulher fica, como minha família fica diante de tanta monstruosidade. Peço que a Justiça seja feita. Ele não só tirou a vida da minha filha, tirou a vida de uma família inteira. Espero que hoje a gente tenha pelo menos um pingo de alívio. Porque não é fácil um pai, uma mãe vir pra cá. A gente não era pra tá aqui, era pra tá na casa da gente, vivendo os planos que a gente fez", afirmou.

Para o promotor de Justiça João Mendes Benigno, provas documentais apontam o réu como autor do crime.

"Ele matou intencionalmente a Vanessa e quase mata, se não fosse interferência médica, a Anuxa. As provas são claríssimas, inclusive as filmagens do local onde houve a colisão. O carro pegou as duas vítimas de costas. Ele saiu do local dirigindo o mesmo veículo e foi pra casa. É tão cínico e covarde que chegou e foi dormir", comentou o prometor.

Relembre o caso
Imagem: Reprodução/InstagramVanessa Carvalho morreu após ter sido atropelada.(Imagem:Reprodução/Instagram)Vanessa Carvalho morreu após ter sido atropelada.

Pablo Henrique Campos, Vanessa Carvalho e Anuxa Alencar, segundo a Polícia Civil, teriam ido juntos a uma festa de casamento na noite do sábado, 28 de setembro de 2019, em um buffet localizado na Avenida Homero Castelo Branco, bairro Ininga, Zona Leste de Teresina.

Na madrugada de domingo (29), o casal teria tido uma briga. Os três deixaram o local da festa e Anuxa saiu no carro do namorado, mas retornou e entregou a chave a ele.

Ela e Vanessa tentavam ir embora no carro de outra amiga quando foram atropeladas. Anuxa foi encaminhada ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT) com uma fratura no fêmur. Vanessa morreu a caminho do hospital.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: vanessa, pablo, anuxa