Jovem é condenado a 14 anos de prisão por matar a namorada a pauladas em Castelo do PiauÃ
07/08/2019 14h34Fonte G1 PI
Imagem: Lucas Marreiros/G1
Julgamento aconteceu no Fórum de Castelo do Piauí.
Julgamento aconteceu no Fórum de Castelo do Piauí.O jovem Francivando Gomes de Sousa, 19 anos, foi condenado pelo Tribunal Popular do Júri nessa terça-feira (6) pelo crime de feminicídio contra a própria namorada, Maria das Graças Silva, 17 anos. O crime aconteceu em Castelo do Piauí em fevereiro deste ano. O juiz Leonardo Brasileiro, que presidiu a sessão, fixou a pena em 14 anos, 4 meses e 24 dias.
Segundo a decisão, o conselho de sentença considerou a materialidade e autoria do crime, além de considerar o homicídio como duplamente qualificado: feminicídio, quando a vítima é morta em situação de violência doméstica ou por ser mulher; e com emprego de meio cruel, segundo o juiz, por ter desferido “golpes na cabeça da vítima com um pedaço de pau, de forma a ocasionar intenso sofrimento”.
O juiz Leonardo Brasileiro ainda considerou atenuantes para calcular a pena, como o fato de o rapaz ser réu primário, ter se apresentado espontaneamente à polícia e ainda pelo caso ter sido considerado um “homicídio privilegiado”, quando o autor é motivado por fato de grande relevância.
Segundo a defesa, Francivando teria cometido o crime sob grande emoção, por ciúmes, tendo sido provocado pela vítima. O juiz considerou o fato, mas não como sendo “de grande relevância”, reduzindo a pena em apenas 1/5 do percentual do atenuante. Ainda assim, apesar de ter se apresentado à polícia, o juiz considerou que ele fugiu logo após o crime e já havia agredido a vítima anteriormente.
Ainda é possível recorrer da decisão, e o juiz determinou que o rapaz permaneça preso enquanto a defesa interponha os recursos possíveis. A pena, segundo a sentença, deverá ser cumprida integralmente em regime fechado.
O crime aconteceu na residência onde o casal convivia em união estável havia cerca de três meses e relatos de testemunhas informaram que ele já havia agredido a vítima outras vezes, motivado por ciúmes.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook












