Jornalista Egídio Brito tem morte cerebral após contrair meningite

30/09/2019 07h43


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarJornalista Egídio Brito, 32 anos(Imagem:Divulgação)

O jornalista Egídio Brito, 32 anos, teve morte cerebral confirmada neste domingo (29), após ser diagnosticado por uma forma severa de meningite meningocócica. Ele está com morte encefálica (o cérebro não reagiu aos estímulos médicos), mas outros órgãos continuam funcionando. Os aparelhos não foram desligados até a noite deste domingo. Os amigos na rede social pedem orações.

Egídio está internado no hospital Unimed desde sexta-feira (27), depois de sentir fortes dores no corpo e ter crise de vômitos. A doença repentina do jornalista causou comoção na cidade. Egídio Brito já fez parte do time de repórteres do grupo Cidade Verde, onde fez muitos amigos. Há uma comoção geral nas redes sociais.

Meningite

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A doença, que é contagiosa, pode ser causada por vírus ou por bactéria, que é mais grave. A melhor forma de prevenção é por meio de vacina.

De acordo com site do médico Dráuzio Varela, a meningite meningocócica pode levar à morte entre 24 e 48 horas a partir do aparecimento dos primeiros sintomas, que são: fraqueza, febre, dor de cabeça, vômitos e, na sequência, rigidez na nuca. O risco de morte é de 10% a 20%, e em caso de sobrevivência, a doença pode deixar sequelas graves, como surdez e debilidade motora.

Há 12 tipos de meningococos; no Brasil, o mais comum é o tipo C (80% dos casos), seguido do tipo B. Os tipos A, W e Y são menos frequentes. Por isso, a vacina quadrivalente (que cobre os tipos A, C, W e Y). Já a contra o tipo B não é oferecida pelo SUS, apenas por clínicas particulares.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui