Jesus Tajra recebe Medalha do Centenário da APL

11/03/2018 08h35


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Wilson FilhoClique para ampliarJesus Tajra recebe Medalha do Centenário da APL.(Imagem:Wilson Filho)

A Academia Piauiense de Letras reuniu intelectuais e personalidades para a inauguração do Museu da Cultura Literária Piauiense na manhã do último sábado (10) na sede da instituição.

A solenidade foi marcada pela entrega da honraria Medalha do Centenário a 16 personalidades. Entre os homenageados estiveram personalidades com trabalho reconhecido em prol da literatura como o fundador da TV Cidade Verde, empresário Jesus Tajra, e o escritor Assis Brasil.

O presidente da Academia, advogado Nelson Nery, afirmou que o museu e as homenagens são uma forma de registrar parte da história literária do Piauí. “Em primeiro lugar queremos presentear a sociedade piauiense com o Museu da Cultura Literária Piauiense aqui na sede da academia. Queremos resgatar grande parte da história não só da cultura, mas da própria vida do Piauí. Essa medalha vai para as pessoas que contribuíram para que chegássemos até hoje com vários apoios e contribuições significativas”, declarou.

Emocionado com a homenagem, o empresário Jesus Tajra lembrou da importância de se manter a academia viva depois de 100 anos de fundação. Ele falou do gosto pela literatura e do orgulho de ser homenageado.

“Quero exaltar aqueles que fundaram essa academia há 100 anos. É o futuro que se afirma hoje na celebração dos 100 anos. Nessa celebração em que eu sou homenageado com outros companheiros, só é motivo de orgulho para mim. Sempre desenvolvido atividades voltadas para as letras embora não seja nenhum literato. Mas gosto muito da leitura e de escrever para mim mesmo é às vezes publicando em jornal. Identifico-me plenamente com os 100 anos da academia”,
afirmou.

Jesus Tajra lembrou dos homens e mulheres que ao longo dos 100 anos da instituição contribuíram para manter a academia viva. “Quero louvar os pioneiros que tiveram essa ideia brilhante e aqueles que mantiveram esse ideal para chegar a 100 anos. Eu louvo a todos os que ocupam essas cadeiras. Entre eles professores, advogados e parentes que já estiveram aqui. Isso só serve para me deixar mais fortalecido de continuar no rumo que sempre segui. Voltado para a cultura para contribuir, dando oportunidade a quem segue nesse rumo. Estou grandiosamente feliz”, declarou.

O secretário de Cultura do Piauí, Fábio Novo, representou o governador Wellington Dias (PT) que foi um dos homenageados, mas não pode comparecer por motivo de agenda. Novo destacou a importância de registrar a história.

“O museu é uma obra que tem recursos da Secretaria de Cultura em parceria com a Academia Piauiense de Letras. É mais um espaço de cultura para Teresina e o Piauí. É a sede da academia. Um prédio de arquitetura histórica que está bastante preservado. Quando o presidente Nelson Nery levou essa proposta, acolhemos e é possível perceber a riqueza do que se tem sobre a história da academia e as letras piauienses. O fazer cultura se registra pela escrita. É muito importante manter isso aqui. Além da reforma e modernização temos uma forte parceria com a academia”
, disse.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui