Janeiro Branco: Uespi oferece aos alunos serviço de assistência psicológica

11/01/2024 08h28


Fonte Governo do Piauí

Em alusão a Campanha “Janeiro Branco”, que trata da importância dos cuidados com a saúde mental, o Serviço de Psicologia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) lança neste mês, o Projeto Plantão Psicológico para estudantes da instituição.

O Plantão Psicológico tem como objetivo acolher o outro no “momento de sua urgência”. Não há necessidade de um agendamento prévio nessa modalidade de atendimento, aquele que busca esse serviço recebe o acolhimento e a escuta clínica no momento de sua procura.

A Uespi mantém um trabalho constante com dispositivos que auxiliam a comunidade acadêmica a lidar com questões relacionadas a essa temática. O serviço dispõe de terapeutas em dias e horários específicos com escuta qualificada e suporte/acolhimento em uma só sessão de aproximadamente 60 minutos.

No primeiro mês do ano, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, condições de existência e emoções. Logo, o período se tornou essencial para desmistificar questões relacionadas aos transtornos mentais e incentivar a busca por ajuda e tratamento adequado.

Para a psicóloga Juma Frota, da Uespi, mais que um chamado para os cuidados com a saúde mental, a data se tornou importante para desmistificar temas relacionados aos cuidados com a saúde e possibilitou sensibilizar a população sobre temáticas importantes.

“A campanha fala sobre essa prevenção do adoecimento psíquico e isso se dá além do mês de janeiro. Esse cuidado precisa ser contínuo, é algo que a gente vai desenvolvendo através de pequenas ações que vamos colocando em nossas rotinas. Fazer terapia é importante, mas a gente também lembra da importância das práticas de atividades físicas, ter uma alimentação mais adequada, hábitos que fazem com que a pessoa se sinta bem, por exemplo, a leitura, escutar uma música, um momento de lazer”, destaca a psicóloga.

Observações importantes:

O Plantão Psicológico é exclusivo para os estudantes de graduação matriculados no regime regular presencial da Uespi.

Os atendimentos acontecerão às segundas e às quintas, das 09h às 12h. Não há necessidade de agendamento.

Os atendimentos para discentes dos Campi de Teresina (Campus Poeta Torquato Neto e Campus Clóvis Moura) poderão ocorrer na modalidade presencial, em salas de atendimentos individuais localizadas no Serviço de Psicologia da Uespi, no Prédio do Palácio Pirajá (térreo) ou na Modalidade online (a combinar através do Whatsapp do Serviço de Psicologia).

Os atendimentos para estudantes dos outros Campi da Uespi acontecerão apenas na modalidade online.

Não se enquadra nessa modalidade de atendimento os surtos psicóticos. Neste caso, deve acionar o SAMU 192.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui