Janeiro Branco: procura por atendimentos no CAPS aumenta em Picos

21/01/2023 10h07


Fonte ClubeNews

Imagem: Rede ClubeCentro de Atenção Psicossocial (CAPS) II em Picos.(Imagem:Rede Clube)Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II em Picos.

Durante todo o mês de janeiro é realizada a campanha “Janeiro Branco”, uma iniciativa dos profissionais de psicologia para chamar atenção e conscientizar a sociedade acerca dos temas que envolvem a saúde mental das pessoas.

Em Picos, o número de atendimentos no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) aumentou muito nos últimos meses. Cada vez mais pessoas buscam ajuda para problemas relacionados à saúde mental.

O estudante universitário Francisco Manoel Sales teve uma infância difícil, só começou a estudar aos 11 anos e, por causa disso, sofreu bullying na escola. O bullying levou a outros problemas, como sintomas de depressão, que evoluíram e o jovem foi diagnosticado com transtorno de personalidade. Foi então o momento de buscar ajuda no Centro de Atenção Psicossocial.

“Inicialmente eu tinha a percepção preconceituosa porque eu não conhecia os serviços que eram ofertados no CAPS. Eu vim para cá, me sociabilizar aqui, foi que eu percebi que era totalmente diferente da visão que eu tinha. Aqui eu faço acompanhamento com terapia, tratamento medicamentoso e as consultas médicas”,
contou Francisco.

O CAPS II de Picos oferece atendimento especializado para 22 municípios na região Sul do Piauí. O centro atua no tratamento de pessoas com transtornos mentais graves ou persistentes. Apenas em 2022, foram realizados 3.282 atendimentos. O número representa um aumento de 32% em relação aos atendimentos de 2021.

“Há vários fatores que podem explicar esse aumento, um deles é a procura por serviço de saúde mental, as pessoas tão compreendendo mais, veem a necessidade desse atendimento, de procurar um atendimento psicológico, um atendimento psiquiátrico. Tem muitos casos que ficam escondidos dentro de casa, trancados, e a gente está fazendo busca ativa, através de visitas, explicando que tem um serviço para esses pacientes”, afirmou Gerliane Luz, terapeuta ocupacional que atua no CAPS.

Gerliane informou ainda que as ações da campanha Janeiro Branco foram intensificadas em Picos. A meta é orientar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde mental.

“A campanha Janeiro Branco vem para isso, para todos nós focarmos na nossa saúde mental, independente que tenha algum problema mais grave ou não, mas devemos cuidar disso e procurar um serviço especializado”, disse a profissional.

Baseado na própria experiência, o estudante Francisco Manoel alerta que, caso as pessoas apresentem algum sintoma de transtorno mental, devem procurar ajuda o mais rápido possível, porque o quadro pode se agravar com o tempo.

“Ao mínimo sintoma possível, você já deve procurar ajuda especializada, porque pode virar uma bola de neve. Quanto mais tempo passa, mais ele se agravam, se não tiver o tratamento especializado”, declarou.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: campanha, caps, atendimentos