Irmãos são presos suspeitos de incendiar casas e ameaçar indígenas por disputa de terras no Piauí

23/06/2022 09h51


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação /PC-PIIncêndio nas casas de indígenas no Sul do Piauí.(Imagem:Divulgação /PC-PI)Incêndio nas casas de indígenas no Sul do Piauí.

Dois irmãos foram presos nesta quarta-feira (22) suspeitos de incendiar casas e ameaçar indígenas da etnia Gamela no povoado Barra do Correntin, Zona Rural do município de Bom Jesus, Sul do Piauí.

Ao g1, o delegado João Filipe Sampaio informou que, na região, existe um conflito entre os indígenas e a família dos presos que mora na região. Os dois grupos estão em disputa por conta de uma área de cinco mil hectares.

“A família estaria tentando expulsar os indígenas do local para ficar com toda a terra e vender. Já houveram vários conflitos. Em 2020, houveram incêndios nas casas de indígenas, chamadas como casas de trabalho. Neste ano, em fevereiro, março, aconteceu de novo. Um dos indígenas chegou a ser ameaçado com uma arma de fogo”,
comentou o delegado.

A Justiça, à pedido da Polícia Civil, expediu três mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva contra um homem e seus dois filhos, pois os três são os suspeitos de cometer os ataques contra os indígenas.
Imagem: Divulgação /PC-PI  Irmãos são presos suspeitos de incendiar casas e ameaçar indígenas por disputa de terras no Sul do Piauí.(Imagem:Divulgação /PC-PI ) Irmãos são presos suspeitos de incendiar casas e ameaçar indígenas por disputa de terras no Sul do Piauí.

Contudo, os policiais localizaram na Zona Urbana de Bom Jesus somente os dois irmãos. O pai deles segue foragido. Durante a ação, também foi apreendida uma arma de fogo.

“Nós vamos aprofundar a investigação para saber se tem alguém por trás, grileiros com interesses econômicos sobre estas terras, que possam estar utilizando desse pessoal para invadir as terras dos indígenas”, acrescentou o delegado João Filipe Sampaio.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: presos, suspeitos, terras