Instituto leva van da saúde para o interior do Piauí; Floriano e Corrente são as primeiras a receber

05/05/2023 09h15


Fonte G1 PI

O instituto Lado a Lado pela Vida está percorrendo o interior do Piauí com o projeto “Saúde no Campo”. A cidade de Floriano, 251 km ao Norte de Teresina, é a primeira a receber a van da saúde. O projeto contará com profissionais da cidade para avaliar moradores da região e deve ficar no município entre os dias 5 e 14 de maio.

Os atendimentos serão realizados em uma van que permanecerá na localidade durante os 10 dias e nela será possível realizar procedimentos como aferição de pressão arterial, medição de circunferência abdominal e peso, avaliação com espirômetro e dermatoscópio.

O objetivo da ação é atender a população e atentar quanto ao diagnóstico precoce do câncer de pulmão, de pele e melanoma.

Em sua primeira edição em Floriano, o consultório itinerante ficará localizada na praça Doutor Sebastião Martins, de 8h a 12h e de 13h a 17h. O acesso ao atendimento será realizado por meio de senhas. As pessoas serão submetidas a uma entrevista e aos procedimentos necessários.

Caso seja identificada alguma anormalidade nas avaliações, a pessoa será encaminhada para uma unidade de saúde para uma consulta mais detalhada.
Corrente

O próximo município a receber os serviços de avaliação de saúde será Corrente, a 640 km ao Sul de Teresina. Os moradores da cidade poderão realizar as avaliações entre os dias 17 e 26 de maio. A van com os profissionais de saúde estará localizada no Ginásio Poliesportivo Domingos Apolônio Rodrigues durante os 10 dias e o funcionamento será de 8h a 12h e de 13h a 17h.

A presidente e fundadora do Instituto Lado a Lado Pela Vida, Marlene Oliveira, destacou que a iniciativa corrobora para a atenção à saúde das pessoas afastadas dos grandes centros.

“O nosso esforço é para alcançar os moradores da zona rural e possibilitar a esta população o direito a informação e um diagnóstico precoce do câncer de pulmão e de pele e melanoma. Queremos contribuir para a democratização do acesso à saúde nos lugares onde ela ainda é muito precária”
, explicou a presidente.

EADs

Além do atendimento ao público em geral, o projeto “Saúde no Campo” também disponibiliza gratuitamente cursos online para Enfermeiros, Técnicos da Saúde e Agentes Comunitários. São duas aulas de 1h cada contendo atualizações sobre câncer de pulmão, câncer de pele e melanoma.

Nelas, os inscritos receberão orientações de como lidar com o paciente em ambos os cenários de descoberta doença, com informações sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer. Serão oferecidas aos profissionais apostilas e certificados ao final do curso.

O período de realização das aulas e inscrição vai de 19 de abril a 30 de junho. Para se inscrever e acessar os conteúdos basta entrar no link: https://ladoaladopelavida.org.br/.
Sobre Instituto Lado a Lado Pela Vida

Fundado em 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida é a única organização social brasileira que se dedica simultaneamente às duas principais causas da mortalidade - o câncer e as doenças cardiovasculares - além do intenso trabalho relacionado à saúde do homem. Sua missão é mobilizar e engajar a sociedade e gestores da saúde, contribuindo para ampliar o acesso aos serviços, da prevenção ao tratamento, e mudar para valer o cenário da saúde no Brasil.

Trabalha para que todos os brasileiros tenham informação e acesso à saúde digna e de qualidade, em todas as fases da vida. Além de ter criado o Novembro Azul, o Instituto Lado a Lado pela Vida é o idealizador das campanhas Respire Agosto; Siga seu Coração; Mulher Por Inteiro e Câncer por HPV: O Brasil pode ficar sem.

O Instituto Lado a Lado pela Vida já realiza um trabalho voltado para a saúde no campo há cerca de 10 anos, com a distribuição de material informativo sobre Câncer para as populações rurais, sendo que até agosto de 2022, já tinham sido distribuídas cerca de um milhão de unidades de cartilhas que também levam o selo Saúde no Campo.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews