Inmet emite três alertas de baixa umidade para cidades do Piauí

11/10/2022 08h24


Fonte G1 PI

Imagem: Lucas Marreiros/G1Ponte Estaiada Mestre João Isidoro França, em Teresina.(Imagem:Lucas Marreiros/G1)Ponte Estaiada Mestre João Isidoro França, em Teresina.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste segunda-feira (10) três alertas de baixa umidade relativa do ar para mais de 190 municípios piauienses. As cidades do Sudoeste Piauiense, Sudeste Piauiense e Centro-Norte Piauiense estão sobre o aviso vermelho de grande perigo de baixa umidade.

Sob o alerta amarelo de perigo potencial estão as regiões Sudeste Piauiense, Centro-Norte Piauiense, Sudoeste Piauiense e Norte Piauiense. E o aviso de alerta laranja, perigo, está sob as regiões Sudeste Piauiense, Sudoeste Piauiense e Centro-Norte Piauiense.

A baixa umidade pode provocar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, além de aumentar os riscos de incêndios florestais e danos à saúde, como doenças pulmonares, dores de cabeça e etc.

Conforme o Inmet, as orientações para a população enfrentar essas condições climáticas são:
  • Beba bastante líquido
  • Atividades físicas não são recomendadas
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia
  • Use hidratante para pele e umidifique o ambiente
  • Chuvas acima da média
O Piauí ficou no ranking com as cidades mais quentes do país na primeira semana deste mês de outubro. No mesmo período, Teresina registrou chuvas em pontos isolados e algumas regiões apresentaram o volume de 9,8 milímetros.

Segundo a meteorologia, o estado tem superado o quantitativo de chuvas desde o mês de setembro. As altas temperaturas em algumas cidades e a massa de ar quente contribuem para o aumento da intensidade dessas precipitações.

"Um bom indicador de que as condições temporais estão mudando é a concentração de nuvens no céu. Mais nuvens significam transporte de umidade que obedecem a um gatilho, que é o sol, e se transformam em chuva. E geralmente chuva movida por muito calor é chuva rápida, intensa, com concentração de cargas elétricas e às vezes com rajadas de vento",
explicou o climatologista Werton Costa.

O Piauí está sob o fenômeno de BRO-Bró , mas o período mais quente inclui toda a região Nordeste. Segundo Werton, é por esta condição que é preciso ficar cada vez mais atento aos alertas de baixa umidade e a precipitações que recorrem dele.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: umidade, piauiense, chuvas