Inmet emite alerta laranja de perigo de chuvas intensas para 99% do território piauiense

19/04/2021 15h38


Fonte G1 PI

Imagem: Claudia OliveiraPrevisão de chuva em quase todo o Piauí.(Imagem:Claudia Oliveira)Previsão de chuva em quase todo o Piauí.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (19), um alerta laranja para 222 municípios do Piauí com perigo de chuva entre 30 e 60 mm/h e ventos intensos de até 100 km/h. Os temporais previstos para os próximos três dias são devido à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a convergência de umidade em baixos níveis.

"Se chover 40 milímetros durante toda a noite não terá muito problema. Porém, a chuva que pode trazer grandes trasntornos é aquela de 30 ou 40 milímetros em uma hora. Aí sim, é uma chuva muito pesada que geralmente causa enxurradas, enchentes em rios e riachos. Aqui em Teresina, é aquela chuva que leva carros pela correnteza nas ruas", explicou a meteorologista Sônia Feitosa, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar).

A previsão para os 222 municípios piauienses iniciou na manhã desta segunda-feira (19) e termina terça-feira (20). Conforme o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Imagem: DivulgaçãoInmet emite alerta de perigo de chuvas intensas em 222 municípios do Piauí.(Imagem:Divulgação)Inmet emite alerta de perigo de chuvas intensas em 222 municípios do Piauí.

Somente as cidades de Parnaíba e Cajueiro da Praia não estão no alerta para chuvas intensas. Segundo a meteorologista, nessas regiões deve chover, contudo, com menos intensidade.

De acordo com a Semar, a chuva forte é esperada em todas as regiões do estado, principalmente no Centro-Norte e parte do Sudoeste.

Na capital do estado, a previsão é de tempo nublado com chuva a qualquer hora do dia, os ventos podem ser fracos ou moderados. Já no Litoral, o tempo fica claro a parcialmente nublado, com chuva a qualquer hora e os ventos serão fortes e com rajadas.

Para prevenir acidentes é importante não se abrigar debaixo de árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e/ou placas de propaganda e não usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: ventos, estado, chuva