Incêndios causam prejuízos aos moradores de Coronel José Dias, Sul do Piauí, há uma semana

21/07/2023 09h10


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoIncêndio em Coronel José Dias, no Sul do Piauí.(Imagem:Reprodução)Incêndio em Coronel José Dias, no Sul do Piauí.

Há uma semana um incêndio florestal causa danos aos moradores do povoado de Malhada da Areia, Zona Rural de Coronel José Dias, a 522 km de Teresina. Os populares realizaram diversas ações para apagar o fogo, mas os incêndios continuam.

A moradora Marinalva dos Santos comentou que o fogo começou no dia 13 de julho e só foi controlado nesta quinta, depois da união da população, com ajuda de moradores de povoados vizinhos e ações da prefeitura da cidade.

“O prefeito arrumou um carro para poder ajudar na diminuição dos incêndios e ele ajudou muito, visitou os moradores, porque tinha gente passando fome também, então ele ajudou em tudo que podia”, afirmou a moradora.

Segundo Marinalva, foi solicitado o Corpo de Bombeiros para apagar os focos, mas não prestaram o serviço adequado.

“Solicitamos a ajuda dos bombeiros e eles vieram ontem de tarde, apenas para pegar informações, eu até falei para ajudarem o povo e eles não fizeram nada, não se preocuparam com nada. Prometeram que viriam hoje pela manhã, mas não vieram”
, destacou.

Ela acredita que os incêndios seriam causados por caçadores que tocam fogo em árvores da espécie umburana. A moradora contou que os incêndios pegaram grande parte de terrenos, propriedades e matou muitos animais locais.

Os moradores locais e de comunidades próximas tem se manifestado através das redes sociais sobre os grandes incêndios que estão afetando a população e pedem por mais ajuda e recursos para acabar com o fogo.

A moradora da localidade vizinha de Malhada da Areia, Eliete da Costa Oliveira, afirmou que os incêndios não afetaram apenas o povoado de Malhada como também outras comunidades vizinhas, que sofreram diversos danos como aumento de fuligem, cinzas e infestação de fumaça que dificultaram a respiração.

“Já foi controlado uma parte que pega as roças, mas ainda continua queimando algumas partes. Eu moro num povoado vizinho, mas mesmo assim tem causado muitos estragos”,
contou.

Segundo a moradora Eliete, foi solicitado ajuda, mas há também o impasse da localização, pois a cidade é de difícil acesso.

“Não tem estrada para ir à cidade, só a pé porque a cidade fica em uns morros e os morros são muito altos”, relatou.

Ela afirmou que o fogo foi controlado apenas em algumas áreas, não causando muitos prejuízos para seu povoado vizinho atualmente, mas que ainda há focos de incêndios em partes mais afastadas de Malhada da Areia.


Tópicos: fogo, moradores, povoado