Incêndio na Serra de Santo Antônio traz prejuízos à fauna e flora local, diz guia

23/08/2022 09h16


Fonte Portal ClubeNews

Imagem: Reprodução/arquivo pessoalIncêndio na Serra de Santo Antônio traz prejuízos à fauna e flora local.(Imagem:Reprodução/arquivo pessoal)Incêndio na Serra de Santo Antônio traz prejuízos à fauna e flora local.

Um incêndio atingiu o Parque Estadual Serra de Santo Antônio, em Campo Maior, no último sábado (20) e domingo (21), e causou danos à fauna e flora da região. Moradores se mobilizaram para conter partes do incêndio até que o Corpo de Bombeiros chegasse ao local.

O guia turístico da área, conhecido como Chico Loteria, explicou que equipes de bombeiros de Piripiri e Teresina chegaram no parque já no domingo para tentar conter as chamas. “O fogo se alastrou no sentido da serra, subiu durante a noite e queimou muito. Ontem, pela manhã, a equipe de bombeiros de Piripiri veio nos dar apoio e, por volta do meio dia, chegou a de Teresina, quando fomos novamente e colocamos o drone para ver como estava a queimada”, comentou.

O fogo é recorrente neste período, mas em proporção menores. No entanto, o guia acredita que ocorreu de forma proposital.

“Sempre acontece com frequência no verão. A pastagem fica muito seca e há dois anos que não acontecia um incêndio nessa proporção. Já teve maiores, mas muitas vezes eram menores que esse. Antes, era somente nas laterais e esse incêndio foi proposital ou por caçadores, ou por bitucas de cigarro”,
disse.

Focos ativos

Somente no sábado (20), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 87 focos ativos de queimadas no estado. De acordo com o guia, vai custar muito para a área se recuperar da grande perda.

“No primeiro dia foi em torno de uns 10 a 15 hectares, com o avanço de ontem acredito que atingiu uns 30 a 40 hectares. Antes, fauna e a flora tinham se recuperado bem com a serra não sendo queimada por cima”.


O Corpo de Bombeiros teve dificuldade para conter 100% das chamas devido à dificuldade de acesso ao local. Equipes da Defesa Civil de Campo Maior monitoram o incêndio para que, assim, as residências com moradores não sejam atingidas.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: bombeiros, guia, serra