Incêndio atingiu 400 hectares e matou animais silvestres em Bom Jesus: "prejuízo incalculável"

11/09/2021 08h58


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoIncêndio atingiu 400 hectares em Bom Jesus, no Piauí(Imagem:Divulgação)Incêndio atingiu 400 hectares em Bom Jesus, no Piauí

O incêndio florestal em Bom Jesus, Sul do Piauí, atingiu cerca de 400 hectares e matou animais silvestres. O fogo iniciou na terça-feira (7) e foi controlado na manhã desta sexta-feira (10).

O secretário municipal de Meio Ambiente de Bom Jesus, Adalberto Carvalho, contou ao G1 que a área atingida nunca tinha sofrido com incêndios. O Corpo de Bombeiros de Floriano, com a prefeitura e a comunidade conseguiram conter às chamas.

Na comunidade Brejeira, o fogo ameaçou o fluente do Rio Gurgueia e chegou aproximadamente 20 metros das residências. Moradores abandonaram as casas e pastos foram queimados.

"O maior prejuízo foi da fauna e flora da região. Muitos animais silvestres e plantas nativas foram queimados. Um prejuízo incalculável", declarou o secretário.

O incêndio em Bom Jesus não chegou a atingir o Parque Nacional da Serra das Confusões, maior área de preservação de caatinga no Brasil.

O fogo em São Raimundo Nonato iniciou no dia 7 de setembro e chegou atingir casas e propriedades. Conforme a prefeitura, as famílias atingidas estão sendo cadastradas para receber um auxílio. Ainda não há informações de quantas pessoas serão beneficiadas.

Focos de incêndio no Piauí

O Piauí concentrou nos primeiros nove dias de setembro quase 8% do total de focos de incêndio registrados no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Ao todo, já foram 776 focos de queimadas registrados no estado.

A cidade de Pimenteiras, cidade a 260 km de Teresina, liderou em quantidade de focos de incêndio registrados nos primeiros dias do mês: 74 focos, sendo 9,5% do total registrado no estado. Segundo a prefeitura do município, a região tem sido monitorada frequentemente para combater o fogo.

"A Prefeitura e a Secretaria de Meio Ambiente, os brigadistas e o Corpo de Bombeiros estão fazendo de tudo, 24 horas, para conter o avanço do fogo no município", informou a prefeitura de Pimenteiras.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: prefeitura, piau?, inc?ndio