Imepi flagra irregularidades em mais de 30 postos de combustíveis e revendedoras de botijão de gás

13/07/2022 15h29


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarImepi flagra irregularidades em mais de 30 postos de combustíveis e revendedoras de botijão de gás no Piauí(Imagem:Divulgação)Imepi flagra irregularidades em mais de 30 postos de combustíveis e revendedoras de botijão de gás no Piauí

O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) flagrou irregularidades em 26 postos de combustíveis e nove revendedoras de botijão de gás de cidades piauienses, durante a quinta fase da Operação Petróleo Real. O resultado da inspeção, realizada entre os dias 4 e 8 deste mês, foi divulgado nesta quarta-feira (13).

Conforme o Imepi, os municípios fiscalizados foram: Campo Maior; Juazeiro do Piauí; São Miguel Do Tapuio; Assunção do Piauí; Castelo do Piauí; Jatobá do Piauí; Milton Brandão; Pedro II; Lagoa Do São Francisco; Nossa Senhora de Nazaré; Boqueirão do Piauí; Boa Hora; Piripiri; Brasileira; Capitão de Campos; Cocal de Telha; Sigefredo Pacheco; Domingos Mourão e São João da Fronteira.

Ao todo, foram 74 postos de combustíveis passaram por vistoria. Destes, nove foram diagnosticados com bombas em medida baixa – em que a quantidade de combustível visível no medidor da bomba é superior à quantidade real despejada no tanque do veículo.

Entre as demais irregularidades encontradas em outros 17 estabelecimentos, estão mangueira danificada, bomba sem placa de identificação, medida com lacre violado, dígitos danificados, divergência de preço e medida alta.

Além disso, 32 postos de revenda de botijão de gás foram avaliados. Do total, em nove, isto é, em 28,12%, foram identificadas anormalidades. Quatro deles apresentaram ausência de tara ou critério média desproporcional. O Imepi destacou que os outros cinco postos manifestaram erros individuais. Não há detalhes sobre quais seriam estes erros.

Fases da Operação Petróleo Real

Em julho de 2021, a Delegacia Especializada no Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária e as Relações de Consumo (Deccoterc), da Polícia Civil, e o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério Público do Estado do Piauí Procon/MPPI) deflagaram a Operação Petróleo Real contra postos de combustíveis dem Teresina. Na época, foram flagradas irregularidades em 10 bombas, em 22 postos vistoriados da capital.

Em fevereiro deste ano, o Procon realizou a segunda fase da operação nos municípios de União, José de Freitas e Altos, no Norte do Piauí. Foram 31 estabelecimentos fiscalizados, sendo 11 autuados por apresentarem irregularidades.

Em março deste ano, o Procon autuou 18 postos de combustíveis no Litoral do Piauí durante a terceira fase da Operação Petróleo Real. A ação do órgão ocorre nos municípios de Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande do Piauí e Cajueiro da Praia. Ao todo, 45 estabelecimentos foram fiscalizados.

A quarta fase da operação foi realizada, em maio deste ano, em 15 municípios do estado: Água Branca, Agricolândia, Amarante, Angical do Piauí, Arraial, Floriano, Francisco Ayres, Hugo Napoleão, Jardim do Mulato, Lagoa do Piauí, Lagoinha do Piauí, Miguel Leão, Olho D Água do Piauí, Regeneração e São Pedro do Piauí. Ao todo, 47 estabelecimentos foram fiscalizados e 15 apresentaram irregularidades.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook