Imepi apreende 170 bolas de fios e cabos elétricos durante fiscalizações no Piauí

01/03/2024 14h24


Fonte Governo do Piauí

Fiscais do setor da Qualidade do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi), apreenderam cerca de 170 bolas de fios e cabos elétricos em situação irregular. As apreensões aconteceram durante fiscalização de rotina do órgão no interior do estado, no mês de fevereiro.

Ao todo, 70 empresas foram fiscalizadas e 29 estabelecimentos comerciais receberam autuação nas cidades de Uruçuí, Bertolínia, Colônia do Gurguéia, Elizeu Martins, Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro.

O coordenador de fiscalização do setor da Qualidade, Aquiles Neto, explica o procedimento necessário para verificação de cabos e fios elétricos.

“Ao chegar nos estabelecimentos, nós verificamos o peso do produto, as informações obrigatórias na embalagem, além de um teste in loco com o aparelho de checagem. Ao ser constatada a irregularidade, esses fios são recolhidos e levados para uma nova checagem na sede do Imepi e o fabricante autuado”, ressaltou.
Imagem: DivulgaçãoSetenta empresas foram fiscalizadas e 29 estabelecimentos comerciais receberam autuação no estado.(Imagem:Divulgação)Setenta empresas foram fiscalizadas e 29 estabelecimentos comerciais receberam autuação no estado.

O coordenador acrescentou que para se precaver e evitar transtornos na hora da compra, o consumidor deve sempre olhar se existe o CNPJ do fabricante na embalagem e o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) com registro, além de observar o peso do produto. Se for muito leve, a recomendação é que não compre, pois é provável que esse fio não tenha cobre ou apenas seja revestido de alumínio.

A diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, alerta sobre os riscos de incêndios e aumento na tarifa de energia em caso de compra de cabos e fios elétricos falsificados. “Ao adquirir esse tipo de produto irregular, o consumidor corre um risco muito grande de gerar um curto-circuito em sua residência ou estabelecimento comercial, além de no final do mês pagar bem mais caro a conta de energia. Por esses motivos, nossos fiscais estão atentos ao mercado para combater qualquer irregularidade”, destacou.

As multas variam entre R$ 100 a R$ 1,5 milhão. Em caso de irregularidade, o consumidor pode enviar uma denúncia, tirar uma dúvida, fazer uma reclamação ou enviar uma sugestão para o telefone da Ouvidoria do IMEPI, através do WhatsApp: (86) 99456-1921.

Tópicos: produto, consumidor, imepi