IBGE começa Censo Demográfico em 17 unidades prisionais do Piauí

15/09/2022 09h24


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/OAB-PICasa de Custódia de Teresina tem a maior superlotação entre os presídios do Piauí.(Imagem:Divulgação/OAB-PI)Casa de Custódia de Teresina tem a maior superlotação entre os presídios do Piauí.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou nessa segunda-feira (12) a coleta do Censo Demográfico 2022 em 17 unidades prisionais do Piauí, que incluem unidades de detenção ou similares, como penitenciárias mistas, outras exclusivamente femininas, uma colônia agrícola e uma unidade de apoio ao regime semiaberto.

Denominadas pelo IBGE como ‘domicílios coletivos com morador’, penitenciárias, centros de detenção e similares têm como moradores tanto o detento que compartilha a unidade com outras pessoas sem laço de parentesco, como também detentas, cujos filhos pequenos também residem no local.

Quem faz parte da pesquisa?

Para ser considerado morador em domicílio coletivo prisional, um dos critérios estabelecidos pelo IBGE é que a pessoa detida possua condenação com sentença definitiva declarada em qualquer instância.

Outro critério é o fato da pessoa se encontrar na instituição prisionais há mais de 12 meses, contados a partir de 31 de julho, independente de sentença definitiva declarada em qualquer instância da Justiça.

Como a coleta será feita?

A pesquisa conta com o apoio da Secretaria de Segurança Pública do estado para a realização das entrevistas com pessoas privadas de liberdade, em centros prisionais.

A coleta de informações deve ser feita diretamente com cada um dos detentos. Mas, em casos em que o contato direto seja impossibilitado por questões de segurança, a coleta poderá ser feita com a prestação de informações por agentes envolvidos com os procedimentos institucionais de produção dos registros administrativos, designado pelo gestor local dos centros de detenção, ou mesmo ainda através do manuseio direto daqueles registros pelo recenseador.

Já os recenseadores designados para essa coleta deverão respeitar o que foi acordado entre o IBGE e a gestão local dos estabelecimentos prisionais, como as regras de segurança e comportamento que deverão ser rigorosamente observados.

Tópicos: ibge, coleta, prisionais