HUT recebe pacientes com queimaduras nos olhos por pomada de cabelo usadas em festas de pré-Carnaval

29/01/2024 11h03


Fonte G1 PI

Imagem: Lucas Marreiros/G1Hospital de Urgência de Teresina (HUT)(Imagem:Lucas Marreiros/G1)Hospital de Urgência de Teresina (HUT)

O Hospital de Urgência de Teresina registrou no domingo (28) um aumento no número de atendimentos por queimadura química nos olhos. O motivo, conforme a direção, foi o uso de pomadas modeladoras utilizadas para fazer penteados e tranças, proibidas pela Anvisa no país desde o ano passado. As pacientes haviam usado o produto para ir a festas de pré-Carnaval.

Confira a lista de pomadas autorizadas pela Anvisa

O diretor do HUT, o médico Élio Rodrigues, em entrevista à TV Clube, contou que até o final da tarde do domingo, cerca de 17 atendimentos já tinham sido realizados. Ele conversou com três jovens que estavam na admissão do hospital e todas relataram o uso de uma pomada fixadora.

O médico afirmou que elas estavam com os olhos lacrimejando, com dor e alertou ainda para o risco de cegueira temporária ou permanente caso os cuidados não sejam adequados.

“Essas pomadas não podem ter contato com umidade. Então chuva, suor, banho de piscina ou mar, fazem com que essa pomada escorra para os olhos e causem as queimaduras. Os graus dessas queimaduras vão de 1 a 4. Chegaram pacientes no HUT com grau 3, comprometendo a córnea”, disse Élio Rodrigues.
Imagem: Reprodução/TV GloboPomadas para cabelo.(Imagem:Reprodução/TV Globo)Pomadas para cabelo.

A médica Aline Guimarães estava no plantão e atendeu as jovens. Elas foram examinadas, foi definido o grau de queimadura, aplicada uma pomada cicatrizante e elas serão acompanhadas para controle.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, as fórmulas dos produtos têm dois compostos químicos que são conservantes tóxicos à pele e mucosas: o metilcloroisotiazolinona (MCI) e o metilsotiazolinona (MI).

As substâncias podem causar alergias e queimaduras nos olhos e na pele, além de toxicidade pulmonar e neurotoxicidade. Nos olhos, podem provocar inflamações das pálpebras, conjuntivites, úlceras de córnea e até o comprometimento grave da visão.
Imagem: Reprodução/TV GloboRidja Dutra teve queimadura na retina após usar pomada modeladora.(Imagem:Reprodução/TV Globo)Ridja Dutra teve queimadura na retina após usar pomada modeladora.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou mais de 1,2 mil pomadas para modelar ou fixar cabelos. A medida faz parte de uma série de ações adotadas pela agência desde o início do ano após a denúncia de casos de cegueira e irritação nos olhos com o uso do produto.

Em fevereiro de 2023, mais de 250 pessoas já tinham sido atendidas com problemas de visão em Pernambuco por causa do uso dos produtos.

Em março, no Rio de Janeiro uma mulher ficou dias sem enxergar depois que queimou as córneas após usar pomada modeladora para trançar o cabelo.

A Anvisa chegou a suspender a venda de todas as pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos. Após isso, foi publicada uma resolução com regras para a permissão de venda dos produtos. Confira a lista de pomadas autorizadas clicando aqui.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: anvisa, olhos, pomadas