Hospital de campanha na Ufpi terá capacidade para entubações e cirurgias

15/04/2020 10h20


Fonte Cidade Verde

Imagem: Reproduçãohospital de campanha(Imagem:Reprodução)
O hospital de campanha que está sendo montado do Centro de Badminton da Universidade Federal do Piauí (UFPI) terá capacidade de realizar pequenas cirurgias. A unidade, que deve ficar pronta até o dia 19 de abril, terá capacidade para estabilizar e entubar pacientes em estado grave de Covid-19 em Teresina.

Nomeado de Hospital Padre Pedro Balzi, a unidade de campanha tem capacidade para mais de 82 leitos clínicos.

“Ele tem uma função especial que vai ser a triagem desses pacientes com Covid-19. Aqui a gente vai estar preparado para a estabilização desse paciente em caso de tratamento clínico. Se ele instabilizar, a gente pode estabilizar por aqui”, explicou o médico cirurgião urgentista, Hornone Rodrigues.

Com montagem avançada, as paredes provisórias já estão erguidas e o sistema elétrico está em andamento.

No hospital de campanha, as equipes médicas poderão fazer procedimentos mais delicados como entubação e cirurgias de emergência.

“Vai acesso de vias aéreas, entubação orotraqueal e até mesmo pequenas cirurgias.Vai ter cirurgião de sobreaviso que vai poder fazer acesso a via aérea e daqui encaminhar os pacientes para os pacientes para os hospitais de assistência de acordo com a complexidade”.

Tanto o hospital de campanha na Ufpi quanto no ginásio Verdão foram visitados pelo governador Wellington Dias (PT) e prefeito Firmino Filho (PSDB) no início da semana.