Hospital da Polícia Militar registra média de 29 dias de espera por cirurgia eletiva

15/11/2025 08h44


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoAtualmente, o HPM oferece seis especialidades cirúrgicas e mantém sua posição como referência estadual em ortopedia.(Imagem:Divulgação)Atualmente, o HPM oferece seis especialidades cirúrgicas e mantém sua posição como referência estadual em ortopedia.

O Hospital Dirceu Arcoverde da Polícia Militar (HPM), em Teresina, alcançou uma marca expressiva: o tempo médio de espera para a realização de cirurgias eletivas, considerando todas as especialidades, chegou a 29,74 dias nessa sexta-feira (14). O resultado, considerado um avanço significativo para a rede estadual, foi destacado pela direção da unidade.

Segundo o diretor do HPM, coronel Castelo Branco, a redução do tempo de espera é fruto de um trabalho intenso e coordenado. “Aqui no Hospital da Polícia Militar estamos com a média geral de todas as cirurgias, de todas as especialidades, na casa dos 29 dias. Esse é um número muito proveitoso para o hospital. Tivemos muito trabalho, muita dedicação dos nossos profissionais, muitas ações ligadas à segurança do paciente e ao aprimoramento dos nossos fluxos. Chegamos a esse valor com empenho de toda a equipe e da direção”, afirmou.

Atualmente, o HPM oferece seis especialidades cirúrgicas: ortopedia, cirurgia geral, dermatológica, ginecológica (com destaque para laqueaduras), urologia (incluindo vasectomia) e odontologia bucomaxilofacial, voltada ao atendimento de pessoas com deficiência intelectual e autismo. O hospital mantém sua posição como referência estadual em ortopedia e integra também a rede especializada em outras áreas de alta demanda.

O diretor técnico do HPM, médico anestesista Miguel Teixeira, reforça que todo o atendimento é realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), recebendo pacientes encaminhados pelo Regula Piauí e contemplando todas as regiões do estado. “É com muita satisfação que atingimos essa meta, menos de 30 dias de espera para as cirurgias. Isso representa um atendimento mais rápido e eficiente à população. Esse resultado só foi possível graças ao compromisso dos nossos colaboradores, desde a equipe assistencial, médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, até o setor administrativo”, destacou.

Dirceu Campelo, superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, ressalta que o hospital adota uma política de governança baseada no acompanhamento de indicadores, planejamento e foco contínuo na qualidade e segurança do atendimento. “Não queremos apenas entregar números. Queremos que o paciente seja atendido com excelência e saia satisfeito com os serviços prestados”, completou.

Com a consolidação desses resultados, o HPM reforça sua importância dentro da rede estadual de saúde, ampliando o acesso a cirurgias e fortalecendo a assistência com uma atuação eficiente e comprometida com a população piauiense.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui