Hospitais recebem novos leitos de UTI Covid, mas Sesapi alerta: "capacidade de ampliação é limitada"

02/03/2021 14h19


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/SesapiLeito de UTI no Piauí(Imagem:Divulgação/Sesapi)Leito de UTI no Piauí

Novos leitos para tratamento da Covid-19 foram instalados no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), em Teresina, e no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, entre segunda (1) e terça-feira (2), de acordo com a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi).

Além disso, o secretário de saúde do Piauí, Florentino Neto, informou que novos leitos devem ser instalados em Piripiri e Oeiras nos próximos dias. Contudo, o gestor afirmou que a capacidade do estado de ampliar o número de leitos de UTI e enfermaria para combater a Covid-19 é limitada.

O secretário disse que 70% dos leitos estão sendo custeados pelo governo do estado. “Mesmos os leitos do Hospital Universitário nós estamos custeando, e aguardando que a União voltará a habilitá-los”, declarou.

Dificuldades para instalar novos leitos

Florentino Neto afirmou que a situação da pandemia de Covid-19 é crítica no Piauí e em outros 18 estados brasileiros.

“Estamos vendo um crescimento no nível de adoecimento, crescimento na ocupação de leitos clínicos e de UTI. Essa preocupação nos remete a pensar qual capacidade teremos para ampliar leitos”, comentou.

O secretário afirmou que há quatro fatores que dificultam a instalação de novos leitos:
  1. Dificuldade em conseguir equipamentos para alimentar os leitos de UTI. Segundo o secretário, os equipamentos e profissionais habilitados para trabalhar nos leitos são limitados, e pode-se chegar ao momento em que o estado não disponha de mais.
  2. Dificuldade de conseguir insumos e medicamentos para os pacientes. “Por mais que a gente compre, tenha em estoque, regule, que tenhamos aderido ao regime de preços do Ministério da Saúde e estejamos recebendo hoje mais medicamentos, nossa capacidade é limitada”, comentou Florentino. Em Teresina, o presidente da Fundação Municipal de Saúde havia relatado a mesma dificuldade.
  3. A população tem respeitado menos as medidas de distanciamento social. De acordo com o secretário, no início da pandemia a população do estado mantinha o nível de isolamento social alto. “Hoje estamos com mais de 6 meses de atividades retomadas. Quem hoje vai pra festas ilegais pode estar levando o vírus para seus entes queridos”, disse.
  4. Hospitais estão sendo ocupados por pacientes com outras demandas, como acidentes de automobilísticos e cirurgias eletivas. “Ano passado tivemos cirurgias. Mas os hospitais voltaram a fazer porque não tinham mais como adiar. Essas pessoas também estão ocupando leitos, eles têm esse direito”, disse.
Novos leitos

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) recebeu, nesta terça, cinco novos leitos de UTI. Segundo o diretor do HU, o médico Paulo Márcio, o hospital deve receber ainda cinco leitos de UTI e mais 10 leitos clínicos nos próximos dias.

Ainda em Teresina, o secretário informou que há planejamento para instalar novos leitos no Hospital Getúlio Vargas, e negociações para que o estado financie leitos em hospitais privados da capital.

Em Piripiri, onde a ocupação chegou a 100% nesta terça (1), no Hospital Chagas Rodrigues, o planejamento da Sesapi é levar pacientes do hospital para a Unidade de Pronto Atendimento da cidade e usar o espaço para novos leitos Covid.

Tópicos: hospital, pacientes, covid