Holding reconhece desafios para equilibrar a Cepisa ao longo dos anos

27/07/2018 07h55


Fonte CidadeVerde.com

Imagem: Luísa Melo/G1Clique para ampliarRepresentantes da Equatorial, durante cerimônia de batida de martelo de arremate da Cepisa.(Imagem:Luísa Melo/G1)Representantes da Equatorial, durante cerimônia de batida de martelo de arremate da Cepisa.

A Equatorial Energia, vencedora do leilão da Cepisa, reconheceu nesta quinta-feira (26) que os desafios serão muitos para estruturar a companhia energética do Estado.

Segundo a empresa, as melhorias só devem ser sentidas pela população nos próximos anos. A previsão é que a tarifa de energia caia 8,5% após assinatura do contrato.

"O grupo reconhece que os desafios serão muitos e aposta na expertise que vem acumulando ao longo dos anos com a Cemar e a Celpa - distribuidoras de energia consideradas exemplos em quesitos como melhoria da qualidade do fornecimento, recuperação financeira e sustentabilidade, além do reconhecido modelo de gestão: que valoriza as pessoas, a meritocracia por meio dos resultados, o desenvolvimento de lideranças e uma gestão focada em diretrizes bem definidas", disse em nota.

Ainda de acordo com a Equatorial, que assume a Cepisa até outubro, a distribuidora passará por um processo de transição que é natural neste cenário. "E as melhorias na qualidade do serviço prestado serão percebidas pelos consumidores ao longo dos próximos anos, sendo uma das principais metas da companhia o atendimento dos consumidores piauienses da forma que merecem", garante.

A empresa ressalta ainda que os investimentos e melhorias na qualidade do serviço prestado deverão ser catalisadores do desenvolvimento econômico e social do estado, possibilitando maior geração de emprego e renda à população.

"A proposta da Equatorial Energia levou em conta a sua grande experiência em administrar áreas de concessão complexas e a sua capacidade de transformar empresas em situações precárias em referências no setor elétrico. Pesou na tomada de decisão as potenciais sinergias operacionais existentes pela proximidade geográfica de Teresina com a fronteira do Maranhão, a adoção das melhores práticas do grupo para obtenção de ganhos de eficiência operacional e melhora nos parâmetros de qualidade do serviço prestado. O resultado para os consumidores
do Piauí foi a eliminação do incremento tarifário possível pelas regras do leilão",
afirma a empresa.

A Cepisa foi leiloada pelo valor simbólico de R$ 50 mil na manhã desta quinta-feira (26). A conclusão da operação está sujeita à aprovação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e do Cade (Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência). No total, o investimento feito pela Equatorial para comprar a Cepisa foi de R$ 811 milhões.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook