Hemopi finaliza Protocolo Estadual de Transfusão Segura que deve ser implementado na rede hospitalar

23/11/2023 11h06


Fonte Governo do Piauí

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) entregou, na manhã dessa quarta-feira (22), na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o Protocolo Estadual de Transfusão Segura (PETS). O documento foi elaborado em parceria com a Sesapi, Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM/PI), Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren/PI), Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado do Piauí (Divisa/PI). O intuito é permanecer alinhado às melhores práticas de segurança e buscar minimizar os incidentes transfusionais dentro das redes de saúde do estado.

A Hemovigilância é o conjunto de procedimentos de vigilância que abrange todo o Ciclo do Sangue (da coleta até a transfusão no leito hospitalar), com o objetivo de prevenir o aparecimento ou recorrência de eventos adversos, melhoria da qualidade dos processos, produtos e aumento da segurança transfusional.

“O PETS foi instituído para padronizar todas as ações médicas, de enfermagem e técnicos de enfermagem, para que possamos ter um ato transfusional seguro, resolutivo e que todos os nossos pacientes possam ter a certeza de que estão recebendo um produto de qualidade na nossa rede. O sangue é problema nosso e temos a responsabilidade sobre o produto que distribuímos, mas os mesmos padrões precisam ser seguidos pelo médicos que prescrevem a transfusão e os profissionais de enfermagem e técnicos que estão na ponta dessa rede de saúde”, explica a médica hematologista e gerente técnica do Hemopi, Karina Nava.

O PETS é uma ferramenta importante no âmbito da prática institucional e um aliado para o profissional de saúde no atendimento ao paciente que necessita de transfusão sanguínea nas unidades hospitalares do SUS. O documento segue os parâmetros vigentes adotados pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, ressaltou mais uma vez a importância da educação continuada para suprir a necessidade de capacitação constante das equipes médicas e de enfermagem.

“Existe uma significativa rotatividade entre os profissionais que atuam nos serviços hospitalares. A transfusão de sangue é considerada, por muitos, como um procedimento simples, mas não é. Exige atenção em todas as etapas, por isso, toda a equipe precisa estar alinhada, seja nos casos de transfusões eletivas ou de urgência. O protocolo é uma garantia a mais de segurança"
, afirmou.

O tema também foi defendido pelo presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM/PI), João Moura Fé, e propôs incluir o ato transfusional no programa de capacitação do CRM/PI projetado para o ano de 2024.

Com o PETS, o Hemopi avança também nos processos que são executados na ponta, pelas unidades de saúde e hospitais. “O Protocolo era uma necessidade urgente e deve ser implementado em todas as unidades de saúde, para promoção do ato transfusional seguro, pois a hemotransfusão é uma prática comum na rotina dos profissionais da enfermagem e médicos. Todo o ciclo do sangue deve estar envolvido e padronizado para garantir a segurança do paciente”, afirma a enfermeira Samara Lima Léda, responsável pelo setor de Hemovigilância do Hemopi.

A assessora técnica da presidência da Fundação Municipal de Saúde, Clara Leal, destaca a importância da organização para os processos de trabalho. “Toda a rede de saúde é regida por processos que são essenciais para o seu pleno funcionamento. Com as transfusões não é diferente. Sabemos da dificuldade em implantar novas rotinas, no entanto, o protocolo é, e deve ser, uma prioridade, pois a partir do momento que o Hemopi entrega os hemocomponentes prescritos, as unidades de saúde passam a ser responsáveis por essas bolsas”


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: hemopi, sesapi, estado