Helicóptero da PM é usado para intensificar combate a incêndios florestais no norte do PiauÃ
06/11/2024 10h11Fonte Governo do PiauÃ
Imagem: Divulgação Em mais de 10 horas de voo, a aeronave lançou mais de 15.000 litros de água, ajudando a controlar os focos mais críticos.
Em mais de 10 horas de voo, a aeronave lançou mais de 15.000 litros de água, ajudando a controlar os focos mais críticos.
 Em mais de 10 horas de voo, a aeronave lançou mais de 15.000 litros de água, ajudando a controlar os focos mais críticos.
Em mais de 10 horas de voo, a aeronave lançou mais de 15.000 litros de água, ajudando a controlar os focos mais críticos.O helicóptero multimissão da Polícia Militar do Piauí segue dando apoio no combate aos incêndios florestais na região dos municípios de São João da Serra, São Miguel do Tapuio e Castelo do Piauí. Os primeiros focos foram registrados no domingo (3) e, em apoio ao Corpo de Bombeiros e brigadistas locais, as equipes entraram no terceiro dia de atuação. A área atingida tem cerca de 15.000 hectares.
O combate iniciou com ações por terra, mas com a dimensão e a rapidez com que as chamas se espalharam, a aeronave da Polícia Militar foi acionada para apoio com o uso do sistema de bambi bucket, que permite o helicóptero despejar grandes volumes de água sobre as áreas em chamas. Em mais de 10 horas de voo, a aeronave lançou mais de 15.000 litros d’água, ajudando a controlar os focos mais críticos.
No momento, o fogo encontra-se sob controle, não oferecendo risco à vida ou patrimônio dos residentes na área. No entanto, as equipes seguem em alerta para evitar novos incidentes e combatendo os focos.
“O emprego do helicóptero é fundamental para alcançar locais de difícil acesso, onde as chamas se alastraram rapidamente. A estratégia de combate aéreo complementa o trabalho árduo das equipes em solo, que enfrentaram o fogo de maneira direta, enquanto o helicóptero permitia uma rápida ação sobre os pontos mais ameaçadores. Essa operação exemplifica a importância dos recursos aéreos em situações de emergência como esta, onde a agilidade e a precisão fazem a diferença para preservar o meio ambiente e a segurança da população local”, destaca o coronel Clayton Frota Gomes, gerente de Operações Aéreas da Secretaria da Segurança Pública do Piauí.
Ainda de acordo com o coronel, sete bombeiros de Teresina e Piripiri participam da ação, além de 15 brigadistas de São Miguel do Tapuio e sete policiais do Comando de Policiamento Aéreo (Copaer) da PMPI.
“O Governo do Estado do Piauí tem demonstrado empenho e preocupação com a situação, reforçando o compromisso com a preservação ambiental e a segurança da população. A ação integrada entre Corpo de Bombeiros e o apoio aéreo, por meio do Bopaer e da Gerência de Operações Aéreas, é um exemplo claro do esforço conjunto para proteger as áreas atingidas”, completa Clayton Frota.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook













 
                     
                     
                     
                     
                     
                     
                    