Grávidas podem ser vacinadas contra a coqueluche em Postos de Saúde

02/12/2014 09h08


Fonte G1 PI

A vacina contra a coqueluche, difteria e tétano (dTpa) para gestantes já está disponível nos Postos de Saúde da rede pública. A dose é a única que pode ser aplicada de maneira segura em pessoas adultas e passou a fazer parte do calendário nacional de vacinação. Antes disso, a vacina que protege mãe e criança contra a doença era disponível apenas na rede privada de saúde.

De acordo com Luiz Lobão, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), a vacina para as gestantes deixa a criança protegida da coqueluche logo ao nascer. “Essa vacina passa para a criança uma imunidade indireta, deixando-a protegida logo ao nascer”, disse. Ele explica que a vacina para a própria criança é aplicada somente no segundo mês de vida do bebê e por isso a importância da dose para as mães na fase de gestação.

“A vacina para a criança só vai ser feita no segundo mês e esse período do nascimento até o segundo mês é exatamente o risco maior para a criança”,
alertou. A dose é disponível apenas para grávidas entre o sétimo e o nono mês de gestação. O Ministério da Saúde passou a disponibilizar a dose para as gestantes pelo SUS devido o grande número de crianças que contraiam a doença nos primeiros dose meses de vida.

As mães devem ficar atentas, pois a vacina não protege a criança de forma permanente. Com isso, os filhos devem ser vacinados seguindo um calendário de vacinação. As doses devem ser tomadas nos primeiros dois, quatro e seis meses de vida, além de uma dose de reforço aos quinze meses.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook