Governo vai desativar leitos emergenciais para Covid-19 no PI

06/08/2020 15h08


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação /AscomDevem ser desativados 50% dos leitos do Hospital de Campanha do Verdão, em Teresina.(Imagem:Divulgação /Ascom)Devem ser desativados 50% dos leitos do Hospital de Campanha do Verdão, em Teresina.

O Comitê de Operações Emergenciais para Covid-19 (COE), aprovou, nessa quarta-feira (5), o início da desativação de 10 leitos de UTI e mais 10 leitos clínicos em um hospital particular de Teresina, além da desmobilização de 50% dos leitos do Hospital de Campanha do Verdão, também na capital. Os leitos foram criados emergencialmente para aumentar a oferta de vagas durante a pandemia.

De acordo com o comitê, o plano é rescindir pouco a pouco os contratos com hospitais privados onde existem leitos contratados pelo governo. A medida, segundo o Governo do Estado, se baseia na queda no número de óbitos, reduções no índice de transmissibilidade e de ocupação dos próprios leitos hospitalares.

Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), na noite dessa quarta (5), o Piauí atingiu 57.100 casos confirmados de coronavírus, sendo 1.382 nas últimas 24 horas, e 1.436 mortes, em 135 municípios.

Segundo cronograma elaborado pela equipe técnica, a desarticulação iniciará no dia 12 de agosto, desativando 10 leitos de UTI e mais 10 leitos clínicos em um hospital particular da capital. No dia 16 de agosto, devem ser desativados 50% dos leitos do Hospital de Campanha do Verdão, em Teresina.

Reativação de leitos

Ainda há a possibilidade de reativação de leitos. Conforme o Governador do Piauí, o COE vai avaliar semanalmente a evolução do quadro provocado pelo novo coronavírus e, em caso de aumento no número de infectados, os leitos podem voltar a serem reativados.

"Se acontecer de alguma região registrar crescimento de transmissibilidade ou ocupação de leitos, este mesmo comitê científico pode suspender novas desativações e restabelecer contratos" afirmou o governador Wellington Dias.

Queda na taxa de transmissão do vírus

A taxa de transmissibilidade do coronavírus, que chegou a 2,95 em maio, reduziu para 0,74 em julho. O número de óbitos também vem caindo: 164 (semana 29), 143 (semana 30), 126 (semana 31) e 47 (semana 32 - ainda em andamento).

Contudo, uma pesquisa da Universidade Federal do Piauí indicou que o número de casos continua em crescimentos, principalmente no interior do estado.

Reforço nos leitos de UTI e estabilização no início da pandemia

Entre 6 de abril e 3 de agosto, o número de leitos de UTI no estado aumentou de 148 para 458 (209%). No mesmo período, os leitos de estabilização saíram de 26 para 73 (180%) e a quantidade de leitos clínicos passou de 723 para 984, um crescimento de 36%. Atualmente 61% dos leitos de UTI e 24% dos leitos de estabilização estão ocupados.
 

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: hospital, estado, leitos