Governo reforça boas práticas de proteção e defesa civil no Piauí

24/12/2023 12h37


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoA Secretaria da Defesa Civil trabalhou diferentes ações tanto para o período seco como para o chuvoso em todo o estado.(Imagem:Divulgação)A Secretaria da Defesa Civil trabalhou diferentes ações tanto para o período seco como para o chuvoso em todo o estado.

Uma série de ações no sentido de reforçar a prevenção, resposta e mitigação foram implementadas no ano de 2023, pela Secretaria da Defesa Civil (Sedec). O propósito é a conscientização e difusão das boas práticas de proteção e defesa civil no estado do Piauí.

Entre as medidas implementadas, foi instituído, pelo Governo do Piauí, no início deste ano, a criação do Gabinete de Crise para adoção de medidas emergenciais no período chuvoso. Seu objetivo é efetivar ações de prevenção, antecipação aos riscos e resolução da crise instituída devido aos alagamentos e inundações, bem como adoção das medidas necessárias à restauração da normalidade. Fazem parte do gabinete, a Secretaria de Governo, Secretaria da Defesa Civil, Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Corpo de Bombeiros Militar do Piauí e Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

A Sedec também desenvolveu o primeiro Mapa de Densidade de Raios do Piauí, uma espacialização de dados federais, que foram coletados pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTec/Inpe) ao longo de um intervalo de vários anos, para extrair a média de ocorrências de descargas elétricas no estado.

Segundo o diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria da Defesa Civil, Werton Costa, a ocorrência de descargas elétricas no Piauí sempre foi um fato relevante e causador de muitos transtornos. “Com o intuito de compreender a relação de ocorrências e danos causados à infraestrutura, economia e risco à vida, a Defesa Civil produziu o primeiro Mapa de Densidade de Raios do Piauí. Ele ilustra a frequência e distribuição dos raios no território do Piauí, sendo uma importante ferramenta na gestão de risco”, diz o gestor.

Expansão das políticas de prevenção

No que diz respeito à discussão e difusão das boas práticas de proteção e defesa civil, a Sedec realizou, em julho de 2023, o I Seminário de Proteção e Defesa Civil do Piauí. O evento reuniu gestores municipais e representantes das defesas civis de municípios de todo o estado, e promoveu a conscientização sobre prevenção de desastres naturais e políticas relacionadas à proteção e defesa civil, com palestras, mesas-redondas e oficinas.

“O seminário teve foco no fortalecimento do sistema estadual de proteção e defesa civil. A Sedec promoveu um seminário que não apenas integrou as Coordenadorias de Defesa Civil existentes, mas possibilitou a difusão de boas práticas, fomentou a expansão do sistema estadual e articulou os municípios no esforço compartilhado de construção do Plano Estadual de Defesa Civil”, conta o diretor.

Durante o ano de 2023, a Defesa Civil reforçou as políticas de prevenção com os Encontros Regionais de Proteção e Defesa Civil, que percorreram os diversos territórios do estado, como Serra da Capivara, Vale do Itaim, Planície Litorânea, Carnaubais, mobilizando gestores e lideranças municipais, para fortalecer a rede de proteção civil, discutir o Plano Estadual de Defesa Civil e tratar sobre temáticas que são típicas da faixa do semiárido, como o Plano de Prevenção à Estiagem e de Combate a Queimadas e Incêndios Florestais.

“A partir dos encontros, a Defesa Civil estreitou a relação com as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Comdecs), difundindo as boas práticas da rede e orientando os municípios para as ações preparatórias tanto em relação ao período de estiagem, como chuvoso”, ressalta o diretor de Prevenção de Mitigação da Sedec.

Em 2023, a Defesa Civil também iniciou os trabalhos de formação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs). O processo tem como objetivo envolver as comunidades situadas em áreas consideradas de risco no processo de reflexão sobre a realidade de ameaças, incentivando a construção de uma consciência coletiva acerca da preservação do meio ambiente local, sobre a ótica da minimização dos desastres.

Operação Carro-Pipa

Durante o período de estiagem, a Defesa Civil deflagrou a Operação Carro-Pipa, a fim de credenciar pipeiros aptos a trabalharem em serviços de coleta, transporte e distribuição de água potável para consumo humano.

A Secretaria de Estado da Defesa Civil credenciou, em 2023, 322 carros-pipa, beneficiando cerca de 200 mil pessoas no Piauí por meio do abastecimento de água.

Barragens

A barragem Emparedados, em Campo Maior, passou por reforma para corrigir desgastes decorrentes da ação da natureza e do tempo de construção. A obra é fiscalizada pela equipe técnica da Secretaria da Defesa Civil e, segundo avaliação do órgão, a barragem está segura e sem risco de incidentes.

Eventos

Representantes da Defesa Civil do Piauí participaram ativamente de diversos eventos realizados pela Defesa Civil Nacional, como a reunião do Conselho Nacional de Gestores de Proteção e Defesa Civil, realizada em São Paulo, e do workshop em prol da construção do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, na cidade de Recife, em Pernambuco.

Outra importante ação da Secretaria de Estado da Defesa Civil foi a Plenária Popular, que reuniu propostas destinadas à construção do Plano Estadual da Defesa Civil.

O evento permitiu a troca de conhecimentos, experiências e sugestões de aprimoramento para a realização do plano, com a participação ativa de representantes de diversas instituições e movimentos sociais, como Federação de Agricultura (Fetag), movimentos ambientalistas, comunidades quilombolas, indígenas, ribeirinhas e Movimento dos Atingidos por Barragens.

A Sedec realizou uma intervenção educativa chamada de Blitz do B-R-O Bró. A ação ocorreu na Praça Rio Branco e na região do Grande Dirceu, em Teresina. A iniciativa teve como intuito sensibilizar a população a respeito dos cuidados neste período de altas temperaturas, com a entrega de folders informativos e orientações de profissionais da saúde e da Defesa Civil.

Já iniciando as ações preparatórias para orientar a população sobre o período chuvoso de 2023/2024, a Defesa Civil realizou ações importantes, dentre elas, o Workshop Comunicação de Riscos para o período chuvoso, em parceria com a Coordenadoria de Comunicação Social (CCom).

O objetivo foi integrar, capacitar e compartilhar conhecimentos, tendo como público-alvo jornalistas e outros profissionais de comunicação, além dos assessores de imprensa das secretarias estaduais.

Defesa Civil Prepara

Ainda no que diz respeito à prevenção de riscos no período chuvoso, a Sedec lançou o programa Defesa Civil Prepara, visando preparar líderes de comunidades locais para enfrentar desafios e situações específicas que ocorrem durante a estação chuvosa, reduzindo riscos e melhorando a resiliência.

Inicialmente, o projeto está sendo realizado em Teresina, com o objetivo de implantar capacitações e exercícios práticos para líderes comunitários, em parceria com especialistas em gestão de desastres e profissionais de risco e desastres.

Defesa Civil nas Escolas

Um grande marco para a Defesa Civil do Piauí no ano de 2023 foi o lançamento do programa Defesa Civil na Escola, um projeto pioneiro no estado, de prevenção, com características educacionais baseadas em uma metodologia de redução de risco.

Executado inicialmente na forma de pilotagem, o programa Defesa Civil na Escola foi estruturado a partir de uma formação de professores, voltada para objetivos do desenvolvimento sustentável, cidades resilientes, mudanças climáticas, Sistema Nacional de Proteção Civil, primeiros-socorros e percepção do risco.

A primeira etapa começou ainda em 2023, em sete escolas municipais do Piauí e tem a estimativa de capacitar 30 professores e 240 alunos ao longo do programa.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: estado, defesa, comunidades