Governo monta tropa de choque na Custódia e vai devolver presos de outros Estados

17/01/2017 09h05


Fonte Cidade Verde

O governo do Piauí autorizou, nesta segunda-feira (16), o deslocamento da Tropa de Choque da Polícia Militar para a Casa de Custódia de Teresina. O objetivo, segundo a Secretaria de Justiça, é garantir, de forma preventiva, a segurança e ordem na unidade.

No último fim de semana, o país registrou mais uma rebelião em presídio. Desta vez no Rio Grande do Norte. Vinte e seis presos morreram. No começo do ano, 56 presos foram mortos após um tumulto ocorrido no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) em Manaus, no Amazonas. Cinco dias depois, 33 presos foram mortos na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, localizada na zona rural de Boa Vista, em Roraima.

A Secretaria de Justiça também instalou base do Grupo de Intervenção Prisional na Penitenciária Regional Irmão Guido. Na Custódia, a Tropa de Choque conta com efetivo de 19 policiais militares. Já o Grupo de Intervenção, na Irmão Guido, tem apoio de 12 agentes penitenciários.

De acordo com o secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, a medida está dentro do protocolo de segurança prisional adotado pelo Governo do Estado para evitar a ocorrência de distúrbios nas duas maiores unidades prisionais da Grande Teresina.

“Temos trabalhado, fundamentalmente, com ações preventivas, de modo a, estrategicamente, evitar e eliminar qualquer possibilidade de foco de distúrbios nessas duas unidades. Dessa forma, ao garantir a ordem nas unidades, garantimos a segurança da população”, pontua.

Ainda segundo o secretário, os demais presídios do Piauí também estão sendo reforçados na parte de segurança e inteligência. “Estabelecemos reforço para todas as unidades, intensificando os procedimentos protocolares de segurança”, ressalta.

Nesta segunda, o presidente interino do Tribunal de Justiça do Piauí, José James Gomes Pereira, informou que presos ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC) estão sendo monitorados no Piauí. Seriam três detentos.

Já na semana passada, durante reunião da Sejus e a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, ficou acertado, após levantamento, a transferência de presos pertencentes a outros estados.

Vejas outras medidas tomadas na reunião:
 Governo monta tropa de choque na Custódia e vai devolver presos de outros Estados. (Imagem:Divulgação)

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: ordem, tropa, governo