Governo lança programa para melhoramento genético dos rebanhos de pequenos e médios produtores

16/05/2023 16h04


Fonte 180graus.com

Imagem: DivulgaçãoGoverno lança programa para melhoramento genético dos rebanhos de pequenos e médios produtores(Imagem:Divulgação)Governo lança programa para melhoramento genético dos rebanhos de pequenos e médios produtores

Beneficiar 20 mil pequenos e médios criadores piauienses com a inseminação artificial é a proposta do Programa Piauí + Genética, que foi lançado nesta terça-feira (16/05), pelo governador Rafael Fonteles, no Palácio de Karnak. O Programa, que tem investimento garantido de R$ 20 milhões para esta primeira fase, engloba projetos e ações estratégicas para o desenvolvimento de técnicas de manejo e melhoramento genético dos rebanhos de bovino, caprinos e ovinos, com o uso da biotecnologia de inseminação artificial e da utilização de reprodutores melhoradores.

Segundo o governador Rafael Fonteles, o programa tem como meta a realização de 200 mil protocolos de inseminação artificial de bovinos, caprinos e ovinos, a realização de atividades de capacitação na temática da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) para 20 mil criadores, além da elaboração de 20 mil propostas de crédito rural, visando a ampliação e a utilização da tecnologia no rebanho piauiense.

“Temos que preparar os produtores tanto com assistência técnica quanto no melhoramento genético. Lançamos hoje o Piauí + Genética e a Campanha contra Febre Aftosa para que o nosso estado fique livre da febre aftosa sem necessidade de vacina. Essa é a nossa meta e queremos atingir este patamar até o próximo ano”, disse Rafael.

O foco, de acordo com o governador, é gerar empregos, impactar diretamente a economia local e preparar os criadores para a ‘onda’ de frigoríficos que serão implantados no Piauí. “Estamos caminhando para a implantação de indústrias de proteínas e, portanto, faz-se necessário elevar a melhoria genética dos rebanhos de pequenos e médios produtores para atender essa demanda da indústria de proteína animal”, afirmou.

Cadeias produtivas

Toda essa estrutura faz parte de uma cadeia bem planejada e de uma política que o Governo está implementando no sentido de melhorar o padrão de qualidade da carne. “Vamos entrar agora com a implantação dos frigoríficos nos municípios de Ribeiro Gonçalves, Socorro do Piauí, Uruçuí, Betânia e queremos trazer outro para a região do Médio Parnaíba e da Grande Teresina. Nosso rebanho é imenso e suporta entre 4 a 5 frigoríficos de médio e grande porte”, explica Rafael.

Com foco, planejamento e investimento privado de grandes empresas e indústrias, sem deixar de lado os pequenos e médios produtores, daí a importância de estimular a formação de cooperativas robustas para ajudar na busca de crédito junto a instituições como o BNDES.

“Hoje, a maior parte do crédito dos pequenos e médios produtores é do Banco do Nordeste do Brasil, mas o financiamento não é suficiente. Precisamos alcançar mais crédito do BNDES, que é o grande banco de fomento do Brasil, que atende grande números de cooperativas no sul e sudeste”, ressaltou o governador.

Estímulo ao crédito e ao cooperativismo

Para incentivar o crédito junto ao BNDES, o governador pretende promover reuniões e encontros para trazer experiências das regiões sul e sudeste para o Piauí para formação de grandes cooperativas, de forma que elas tenham consultores e empresas contratadas para acessar mercados.

“Temos que incentivar o cooperativismo grandes com pequenos e médios produtores, a exemplo do que ocorre com o mel, onde já temos cooperativas fortes, cujos modelos devem ser replicados em outras cadeias de produção”, garante o governador.

O secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Fábio Abreu, destaca que o Piauí + Genética é promissor e vai inserir o pequeno produtor no mercado dos grandes frigoríficos.

“Nosso objetivo é possibilitar ao pequeno produtor a fornecer um produto de qualidade e formar uma rede de grande fornecimento para os frigoríficos seja de bovino, caprino, ovinos e até de suínos”, finalizou o secretário.