Governo do Piauí suspende aulas na rede estadual e aglomeração de pessoas devido ao coronavírus

16/03/2020 14h30


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoPalácio de Karnak, sede do Governo do Estado do Piauí.(Imagem:Divulgação)Palácio de Karnak, sede do Governo do Estado do Piauí.

O Governo do Piauí decretou nesta segunda-feira (16) a suspensão das aulas na rede estadual de ensino pelo prazo de 15 dias devido à pandemia de coronavírus, declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O decreto suspende a realização de eventos por parte da administração pública, direta ou indiretamente, em locais fechados com mais de 50 pessoas, e em locais abertos com mais de 100 pessoas.

Segundo o secretário de educação Ellen Gera, as férias do mês de julho serão antecipadas para este momento, para evitar perdas no calendário escolar. As aulas estarão suspensas a partir desta terça-feira (17).

O Governo recomendou que as medidas sejam seguidas pelas redes municipais de ensino, redes privadas e de ensino superior, pública e privada. A Universidade Federal e o Instituto Federal do Piauí suspenderam suas atividades por 30 dias. A Universidade Estadual do Piauí já está sem aulas, por conta do período de férias.

A decisão foi tomada após reunião do Comitê de Ações Estratégicas que recomendou a medida ao governador Wellington Dias (PT). No estado, há 28 casos suspeitos de COVID-19, doença causada pelo vírus.

Ainda nesta segunda-feira, o governo deve decretar situação de emergência e outras medidas que devem ser tomadas como forma de prevenção à contaminação pelo vírus e de atuação dos serviços de saúde durante o surto.

Rede municipal de ensino
A assessoria de comunicação da Secretaria de Educação de Teresina (Semec) informou que, até o momento, as aulas da rede municipal não foram suspensas. A última reunião sobre o assunto aconteceu na sexta-feira (13). A administração da Semec aguarda as orientações que serão repassadas pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Comitê de Ações Estratégicas

As medidas descritas no decreto do governo se baseiam em recomendações feitas nesta segunda-feira pelo Comitê de Ações Estratégicas, formado para o combate à disseminação do vírus no Piauí. A recomendação do Comitê foi de que as aulas fossem suspensas por, no mínimo, 30 dias, além de centralizar o atendimento a casos suspeitos e o isolamento dos confirmados em hospitais especializados.

Segundo a diretora de Vigilância Sanitária da Sesapi e membro do Comitê de Ações Estratégicas, a médica Tatiana Chaves, a principal preocupação do comitê é para a conscientização da população, para que respeitem as recomendações de higiene e de aproximação com as outras pessoas, para prevenir a disseminação do vírus em larga escala no estado.

Segundo Tatiana, as recomendações são de manter um distanciamento de pelo menos um metro, evitar o toque durante os cumprimentos, tomar cuidados durante espirros ou tosse e higienizar constantemente as mãos.

“Nossa preocupação é que está começando o período sazonal de gripe, e os sintomas se confundem. De forma tranquila, pedimos que a população respeite a todas as orientações. Se adoecermos todos de uma vez, podemos não ter capacidade de atender. Não é o Piauí, é qualquer lugar do mundo”, comentou Tatiana.

Secretarias municipais de saúde
De acordo com a vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems), Leopoldina Cipriano, foi apresentado durante a reunião do Comitê de Ações estratégicas um plano de ação para ser executado nos municípios. O plano de ação deve começar a ser posto em execução na quarta-feira (18).

O plano consiste em qualificar as equipes médicas das Unidades Básicas de Saúde dos municípios, para orientar os profissionais sobre como lidar com os casos e como evitar que eles mesmos sejam contaminados pelo vírus. Outra medida é preparar as unidades com insumos, como luvas, máscaras e outros equipamentos de proteção individual.

“Daqui para frente, a tendência é orientar a população sobre a importância de se prevenir. Se isso não começar dentro do nosso domicílio, nas nossas UBS, a tendência é que hospitais não tenham suporte para atender a quantidade de pessoas que vão precisar”, disse Leopoldina.

Prevenção, contágio e sintomas
Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença. 

É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas dessas situações:
Imagem: Infografia/G1Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença.(Imagem:Infografia/G1)Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença.

Tópicos: governo, sintomas, aulas