Governo do Piauí publica decreto que cria delegacias no interior e seccionais em Teresina

19/07/2023 09h40


Fonte G1 PI

Imagem: Lívia FerreiraPolicia Civil Delegacia Geral Teresina Piauí.(Imagem:Lívia Ferreira)Policia Civil Delegacia Geral Teresina Piauí.

O Governo do Piauí publicou decreto, nesta terça-feira (18), que regulamenta as atribuições da Polícia Civil (PC-PI) e cria as delegacias de Cajueiro da Praia, no litoral do estado, e de Baixa Grande do Ribeiro, na região Sul. Além de reorganizar a atuação do órgão em Teresina, com a criação de delegacias seccionais.

Outro ponto do decreto foi a regulamentação da estrutura organizacional da instituição, sendo essa agora constituída pela Delegacia-Geral (DGPC), Corregedoria-Geral (CGPC), Academia da Polícia Civil (Acadepol) e Departamento de Polícia Científica (DEPOC).

Em entrevista ao Bom dia Piauí de quarta-feira (19), a delegada e diretora administrativa da PCPI, Carla Brizzi explicou que a criação das delegacias no interior é fruto de um estudo acerca da demanda, levando em consideração o número de boletins de ocorrência, índice de criminalidade e da área de população abrangida na localidade.

A diretora afirmou que as delegacias do interior agora serão chamadas de seccionais e serão divididas por categorias de acordo com a quantidade de população e atendimento, para que a estrutura seja proporcional à necessidade local.

Carla Brizzi falou ainda sobre a a criação das Regiões Integradas de Segurança Pública do Estado (RISPs). "São quatro regiões e temos em cada uma delas o comando da Polícia Militar, dos Bombeiros e da Polícia Civil no âmbito desses regiões", explicou.

Dentro dessas regiões existem as Áreas Integradas de Segurança Pública do Estado (AISP’s), 31 no total. "Dentro de cada área teremos um comandante da PM, um delegado seccional da PC e um comandante do Corpo de Bombeiros, responsáveis pela área", informou.

"Toda a polícia, não apenas a Polícia Civil. Toda a reorganização da Segurança Pública tem sido feita de forma integrada para que todas as forças possam trabalhar de uma maneira intencional, juntas naquela área, para reduzir a criminalidade da área",
completou.

Como parte das mudanças, foram anunciados investimentos como na valorização do servidor, com gratificação e capacitação, além investimento em tecnologia, equipamentos e reestruturação da infraestrutura das forças de segurança no estado.

"As nossas delegacias e os batalhões da PM estão sendo mapeados para que sejam feitas as reformas necessárias. O objetivo final é reduzir a criminalidade e prestar um bom atendimento ao cidadão", afirmou a diretora administrativa da PCPI.

Confira o decreto na íntegra

Tópicos: estado, decreto, delegacias