Governo do Piauí publica decreto com protocolos específicos para retomada das atividades

03/07/2020 09h41


Fonte G1 PI

O Governo do Piauí publicou um novo decreto que dispõe dos protocolos específicos com medidas de prevenção e controle da disseminação da Covid-19 para os setores da construção civil, automobilístico e da saúde. O funcionamento das atividades obedece à estratégia adotada pelo Pacto pela Retomada Organizada (PRO Piauí).

Poderão funcionar, a partir do dia 6 de julho, os estabelecimentos que atenderem simultaneamente às condições do protocolo geral e do protocolo especifico para o seu segmento.

"Para o início das atividades, é obrigatória a apresentação do Plano de Segurança Sanitária e Contenção da Covid-19, na modalidade simplificada ou ampliada conforme a dimensão do estabelecimento", diz o decreto que dispõe sobre protocolos específicos

Com a reabertura das atividades, empresas, funcionários e clientes deverão seguir medidas de prevenção de combate ao coronavírus. No setor do comércio atacadista e varejista da construção civil, por exemplo, devem dar preferência às vendas online nas modalidades de entrega por delivery, entregas rápidas, drive thru, entre outros.

Já no setor automobilístico deve estimular a venda de produtos e serviços por telefone (televenda), aplicativos, rede social e outros meios de restringir o contato presencial com o cliente.

O setor de transporte deve disponibilizar lavatórios/pias com água e sabão ou sabonete líquido, e/ou álcool a 70% nas Estações de Integração e Transferência / Ponto de Ônibus suficientes para os usuários, visando estimular a correta higienização das mãos.

No setor da saúde, o protocolo recomenda dar preferência sempre que possível para consultas por telemedicina durante a pandemia, permitir consultas presenciais somente com obediência das normas sanitárias e com agendamento prévio.

Protocolos específicos
  • SETOR: Indústria Construção Civil
ATIVIDADES: abrange a construção de edifícios, obras de infraestrutura, atividades de demolição e preparação do terreno, perfurações e sondagens, instalações elétricas e hidráulicas, obras de acabamento, montagem de estruturas temporárias, administração de obras, entre outras atividades referentes à construção.
  • SETOR: Indústria de Transformação de Materiais de Construção
ATIVIDADES: Indústria de Transformação de Materiais de Construção: atividades de fabricação (madeira, material plástico, vidro, concreto, cerâmica, estrutura metálica, minerais não metálicos e produtos diversos utilizados em obras e construções), envolve também a manutenção e instalação de máquinas.
  • SETOR: Indústria de Máquinas e Equipamentos
ATIVIDADES: Indústria de Transformação de Máquinas e Equipamentos: instalação de máquinas e equipamentos, reparação, instrumentos e materiais para uso médico.
  • SETOR: Automobilístico Segmento Comércio e Reparação de Veículos Automotores
ATIVIDADES: Comércio e reparação de veículos automotores: envolve comércio de veículos automotores, motocicletas, comércio de peças e acessórios, representação comercial de peças e acessórios, serviços de manutenção e reparação de veículos.
  • SETOR: Transporte de Passageiros
ATIVIDADES: Empresas de transporte de passageiros, incluindo transporte público urbano e intermunicipal por ônibus; transporte coletivo alternativo de passageiros (vans, micro-ônibus ou equivalente); metrô; táxi; e veículo com serviço por aplicativos, entre outros.
  • SETOR: Saúde Humana
ATIVIDADES: Atendimento em consultório e clínica médica.
  • SETOR: Saúde Humana
ATIVIDADES: Serviços Odontológicos: Clínicas e Consultórios de Odontologia.
  • SETOR: Saúde Humana
ATIVIDADES: Serviços de Fisioterapia (exceto: área estética e comestologia) e Terapia Ocupacional.
  • SETOR: Saúde Humana
ATIVIDADES: Serviços de Psicologia: Consultórios, Clínicas e Serviços-Escolas de Psicologia.
  • SETOR:Saúde Humana
ATIVIDADES: Serviços de Fonoaudiologia.
  • SETOR: Saúde Humana
ATIVIDADES: Serviços de Nutrição.
  • SETOR: Saúde Humana
ATIVIDADES: Serviços de Laboratório (Laboratórios e Postos de Coleta).
  • SETOR: Saúde Humana
ATIVIDADES:
Atendimento em Clínica de Radiodiagnóstico Médico.
  • SETOR: Saúde Humana
ATIVIDADES: Assistência Social.
  • SETOR: Saúde Animal
ATIVIDADES: Clínicas e consultórios veterinários.