Governo do Piauí discute viabilidade para implantação do Hospital Universitário de Parnaíba

18/01/2024 08h53


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoO HU-UFDPar tem a proposta de atender as necessidades acadêmicas da Universidade do Delta do Parnaíba, na macrorregião de saúde Litoral - Planície Litorânea(Imagem:Divulgação)O HU-UFDPar tem a proposta de atender as necessidades acadêmicas da Universidade do Delta do Parnaíba, na macrorregião de saúde Litoral - Planície Litorânea

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), representada pelo superintendente de Alta e Média Complexidade, Dirceu Campêlo, participou, nessa quarta-feira (17), de uma reunião com a equipe técnica da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). O encontro teve como objetivo finalizar a análise situacional para emitir um parecer sobre a viabilidade de implantação do Hospital Universitário da UFDPar (HU-UFDPar).

Durante a reunião foi discutida a etapa final do estudo de viabilidade para a implantação do HU-UFDPar, que se destina a atender às necessidades acadêmicas da UFDPar na macrorregião de saúde Litoral - Planície Litorânea.

João Paulo Macedo, reitor da UFDPar, destacou a importância do hospital para a formação acadêmica dos alunos na área da saúde, contribuindo para a redução das desigualdades regionais no Piauí.

A criação do HU-UFDPar, segundo o reitor, representa a realização de um sonho para Parnaíba, ampliando o acesso a serviços de saúde de alta complexidade e formando profissionais qualificados para atender às demandas locais e regionais. “A reunião marcou a conclusão do diagnóstico situacional da rede de atenção à saúde na macrorregião, proporcionando um parecer técnico da EBSERH sobre a viabilidade da implantação do hospital”, diz.

Representantes das comissões técnicas da UFDPar e da EBSERH realizaram um diagnóstico detalhado da rede de atenção à saúde local e regional, identificando desafios e avaliando a viabilidade de expansão da rede. Rodrigo Alves Oliveira, assessor da presidência da EBSERH, ressaltou a intensidade dos debates durante a visita técnica, que resultará em um relatório a ser apresentado em Brasília.

Dirceu Campelo, superintendente de Alta e Média Complexidade da Sesapi, enfatizou a importância de unir esforços para estruturar e implantar o HU-UFDPar. “O projeto integra o plano de expansão da rede de alta e média complexidade, alinhando-se ao programa Piauí Saúde Digital”, destacou.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook