Governo Digital: usuário externo pode acessar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

24/11/2023 11h13


Fonte Governo do Piauí

A modernização dos serviços públicos vem gerando facilidades para os servidores da administração pública estadual. Dessa forma, a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) tem buscado ampliar o uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que permite a gestão de processos e documentos eletrônicos.

O SEI representa uma significativa inovação na gestão documental e processual no âmbito governamental. Sua implementação tem proporcionado maior eficiência, transparência e agilidade na tramitação de documentos, substituindo os processos físicos por um ambiente virtual seguro.

Atualmente, no Piauí, são mais de 30.757 contas ativas no sistema, sendo essas contas pertencentes a usuários em 68 órgãos cadastrados. Sejam secretarias, tribunais ou conselhos, as instituições públicas têm aprimorado o fluxo de trabalho, permitindo um acompanhamento mais eficiente por parte dos responsáveis.
Imagem: Thanandro Fabrício (Ascom Etipi)Sistema Eletrônico de Informações (SEI)(Imagem:Thanandro Fabrício (Ascom Etipi))Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

Até o mês de novembro, foram criados no sistema mais de 1.195.130 processos, que ficam hospedados nos servidores de bancos de dados instalados na Etipi.

As máquinas servidoras têm recebido melhorias significativas com um investimento feito pelo Governo do Estado para suporte técnico (software e hardware), e banco de dados, visando garantir a estabilidade e atender plenamente as demandas.

Dentro da perspectiva de modernização, a Etipi está trabalhando na criação de um aplicativo para o SEI. Ele irá oferecer maior agilidade na inserção de processos e facilidade de acesso.

Além do servidor público, usuários externos podem utilizar os serviços do SEI por meio do portal do Governo do Piauí. Para facilitar o acesso, confira a seguir o passo a passo.
Imagem: Thanandro Fabrício (Ascom Etipi) Sistema Eletrônico de Informações (SEI)(Imagem:Thanandro Fabrício (Ascom Etipi)) Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

Usuário externo: como acessar o SEI

Passo 1

Acesse o portal do Governo do Piauí. https://portal.pi.gov.br/

Passo 2

Clique no menu Externo SEI!

Passo 3

Na tela de login, acesse a opção “Clique aqui se você ainda não está cadastrado”.

Passo 4

Leia o passo a passo e acesse a opção no “Clique aqui para continuar”

Passo 5

Preencha todo o formulário com os seus dados e clique em “Enviar”

Passo 6

Acesse a sua caixa de e-mail e abra o e-mail resposta. Nele, você encontrará todas as informações e documentos necessários, inclusive um link que dará acesso ao termo de concordância e veracidade. Preencha o termo que você realizou o cadastro e assine manualmente ou digitalmente.

Passo 7

Volte ao corpo do e-mail e acesse o link em que deve enviar os documentos.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui