Governador do Piauí testa negativo para a Covid-19 e prefeito de Teresina fará novo exame

14/07/2020 08h24


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoFirmino Filho e Wellington Dias durante coletiva sobre situação do coronavírus no Piauí, em abril.(Imagem:Reprodução)Firmino Filho e Wellington Dias durante coletiva sobre situação do coronavírus no Piauí, em abril.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), testou negativo para o novo coronavírus e o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), que já teve e superou a Covid-19, fará um novo exame para verificar a resposta imunológica do corpo em relação à infecção. Os dois gestores exercem atividades consideradas essenciais e integram a linha de frente no combate à pandemia.

A assessoria do governador informou ao G1, nesta segunda-feira (13), que Wellington Dias (PT) é testado semanalmente e que o último teste foi feito no sábado (11), sem que o gestor tenha apresentado nenhum sintoma gripal.

Segundo a assessoria, o exame feito pelo governador foi o RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction), que é considerado o mais preciso no diagnóstico da Covid-19.

O exame confirma ou não a infecção por meio de análise de amostra respiratória do paciente, geralmente obtida por swab, um cotonete estéril que serve para coleta de exames microbiológicos.

Já o prefeito de Teresina, segundo a assessoria, deve passar por um exame sorológico para conferir a resposta imunológica do corpo ao vírus, visto que Firmino Filho teve Covid-19 e se recuperou da doença.

A assessoria do gestor informou ainda que o prefeito continua com todos os cuidados, como o uso de máscara e higienização frequente das mãos.

 

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: exame, assessoria, covid