Governador do Piauí diz que vai pedir à Anvisa validação de vacina da Pfizer após aprovação nos EUA

10/12/2020 15h19


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/YouTube Governo do Estado do PiauíWellington Dias (PT), governador do Piauí.(Imagem:Reprodução/YouTube Governo do Estado do Piauí)Wellington Dias (PT), governador do Piauí.

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias (PT), informou que vai encaminhar, nesta quinta-feira (10), à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) um pedido de validação da vacina Pfizer. A solicitação cita como base a aprovação da vacina pela FDA (Food and Drug Administration), agência reguladora equivalente à Anvisa nos Estados Unidos.

A Anvisa decidiu nesta quinta (10) conceder autorização temporária de uso emergencial, em caráter experimental, de vacinas contra a Covid-19.

De acordo com Dias, a FDA emitiu um documento confirmando a segurança e eficácia da BNT162b2, desenvolvida pela Pfizer, em parceria com a BioNTech, contra a Covid-19, na terça-feira (08). O relatório ressalta a eficácia de 95% da vacina, cerca de sete dias após a aplicação da segunda dose.

O governador fez o pedido como presidente do Consórcio Nordeste com base na Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, a "Lei Covid", que afirma, segundo Dias, que vacinas contra a Covid-19 que conseguirem registros em agências internacionais deverão ser liberadas para uso emergencial no Brasil.

“Vou encaminhar pelo Consórcio Nordeste e Fórum Nacional dos Governadores o pedido de validação da vacina Pfizer na forma da legislação para posição em 72 horas”, afirmou Wellington Dias.

Dias espera que a Anvisa se manifeste em até 72 horas sobre essa liberação e declarou que: se o prazo acabar e não houver manifestação por parte da agência, "a autorização excepcional fica concedida".

Isso significa, segundo o governador, que a legislação atual permite que os estados importem e distribuam vacinas contra a Covid-19 que ainda não tenham sido registradas pela Anvisa.

Para que isso seja possível, a vacina precisa do registro em agências reguladoras de saúde como a dos Estados Unidos, Europa, Japão ou China.

Vacinação em janeiro

Dias afirmou, em entrevista à TV Clube na quarta-feira (9), que acredita na possibilidade da vacinação iniciar em janeiro de 2021 no Piauí. Segundo o presidente do Consórcio Nordeste, a estimativa é de 700 mil pessoas imunizadas na primeira fase da vacina.

Na terça, Dias e outros governadores participaram de reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para tratar sobre a vacinação contra a Covid-19.

Na ocasião, o gestor defendeu que nenhum estado vacine a população contra a Covid-19 sem que outras unidades federativas façam o mesmo. Para ele, o objetivo é evitar a discriminação contra outros estados e permitir que a população de todo o país seja vacinada simultaneamente.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: vacina, anvisa, covid