Governador diz que Piauí receberá em setembro 500 mil doses de Coronavac

16/08/2021 14h21


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoProfissional de saúde separando dose de CoronaVac para imunização(Imagem:Divulgação)Profissional de saúde separando dose de CoronaVac para imunização

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), informou nesta segunda-feira (16) que o estado deverá receber em setembro 500 mil doses de Coronavac. O objetivo é acelerar a imunização no estado, garantindo a segunda dose para os piauienses.

Dias já havia informado que o estado estava em negociação com o Instituto Butantan para a compra das doses. Durante evento pelo aniversário da capital piauiense nesta segunda, ele confirmou a aquisição.

Na ocasião, foi assinada uma ordem de serviço para reformas no Parque Potycabana, na Zona Leste da cidade, além do plantio de mudas como parte do projeto “Parque Recordar: uma árvore em memória de cada vítima da Covid-19”.

"Agora acertamos pelo fórum dos governadores, junto com o conselho nacional de secretários municipais e o ministro Marcelo Queiroga, um termo para que se inicie esse reequilíbrio de doses para os estados. Além disso, fizemos uma opção de comporá com o Butantan para que a partir de setembro recebamos uma cota extra para o Piauí, de 500 mil doses", declarou.

O "reequilíbrio" mencionado pelo governador diz respeito às doses a mais recebidas por alguns estados - como Amazonas, Maranhão e Rio de Janeiro - devido à confirmação de variantes como a Delta, mais transmissíveis. Agora, o Ministério da Saúde fará a compensação para os estados que não receberam doses extra.

No caso da compra das doses de Coronavac, o governador informou que a negociação aconteceu diretamente com o Butantan. O instituto encerrou o contrato para a produção de vacinas para o governo federal e iniciou a negociação diretamente com os estados.

O estado está com quase 20% da população já vacinada com as duas doses dos imunizantes. Ao todo, o Piauí já registrou 313.410 casos de Covid-19 e 6.908 mortes pela doença.

Compra da Sputnik-V suspensa

A compra de outro imunizante acontece após a suspensão do contrato com o Consórcio Nordeste para a aquisição de doses da vacina Sputnik-V. A primeira entrega, de aproximadamente 1 milhão de doses para seis estados do Nordeste, estava prevista para acontecer no início de agosto.

"Em agenda com o presidente Dimas Covas, do Instituto Butantan, acertamos que o Piauí também, com os outros estados do Nordeste e do Brasil, confirma uma proposta que fizemos lá atrás de compra mais vacinas da Coronavac", declarou.

Com a compra de mais imunizantes, o governador afirmou que o Piauí terá condições de alcançar no mês de outubro a vacinação de todas as pessoas com mais de 18 anos. Com doses da Pfizer, o governo pretende vacinar as pessoas com menos de 18 anos com comorbidades.

"Queremos trabalhar com a vacina Pfizer a vacinação das pessoas com menos de 18 anos com comorbidades e a partir daí aguardar as novas regras do Ministério da Saúde", disse.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: governador, instituto, doses