Governador decreta emergência em 10 municÃpios da região do Matopiba
02/06/2016 11h16Fonte G1 PI
Imagem: Reprodução/TV Clube
Agricultores amargam prejuízos nos Cerrados por conta da perda da safra.
Agricultores amargam prejuízos nos Cerrados por conta da perda da safra.O governador Wellington Dias (PT) decretou situação de emergência em 10 cidades piauienses localizadas na região do Matopiba, denominação criada para definir a fronteira agrícola que envolve os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O decreto foi publicado na quarta-feira (1º) no Diário Oficial do Estado.
As cidades são: Sebastião Leal, Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena, Uruçuí, Bom Jesus, Currais, Monte Alegre do Piauí, Cristalândia do Piauí e Riacho Frio. Decretado o estado de emergência, os gestores podem pedir recursos ao governo federal para reparar os estragos.
O motivo para o ato é irregularidade do período chuvoso na safra 2015/2016. De acordo com o documento, foram registradas perdas superiores a 50% na safra da soja agrícola do período. Ainda conforme o decreto, vários prefeitos da região encaminharam solicitações de pedido de socorro para enfrentamento da situação.
Além disso, o decreto destaca também que as poucas chuvas não foram suficientes para propiciar o plantio e a colheita do agronegócio e da agricultura familiar. Com o documento, o governo destaca todos os órgãos da administração estadual ficam acionados para adoção de medidas referentes à situação. O ato tem validade de 180 dias, podendo ser prorrogado.












