Governador assina na sexta o decreto que cria delegacias de combate às facções, diz Chico Lucas

01/03/2023 10h39


Fonte ClubeNews

Imagem: Carlienne CarpasoSecretário de Segurança, Chico Lucas.(Imagem:Carlienne Carpaso)Secretário de Segurança, Chico Lucas.

O governador Rafael Fonteles (PT-PI) vai assinar, na sexta-feira (3), o decreto que cria dez novas delegacias no Piauí. O secretário de Segurança, Chico Lucas, explicou que, desse total, nove serão especializadas no combate às facções e uma específica para crimes de roubo de celular.

Em entrevista à TV Clube, na terça-feira (28), o secretário adiantou que quatro delegacias serão instaladas em Teresina e outras cinco no interior do estado, nas cidades de Parnaíba, Piripiri, Floriano, Picos e Bom Jesus. A escolha foi feita com base nos dados de violência, coletados pela Secretaria de Segurança, de cada município.

“Sexta-feira o governador Rafael Fonteles vai assinar um decreto criando nove delegacias de combate à facção, criando o departamento de combate ao crime organizado. Ele só não fez isso antes porque nós temos um curso de formação dos delegados”,
explicou.

Ao todo, 19 delegados concluirão o curso de formação para atuar no combate às facções. “Eles receberão o diploma de conclusão na sexta-feira e no mesmo dia o governador irá assinar o decreto de nomeação de 10 novos delegados”, completou.

O secretário Chico Lucas saiu em defesa da atuação da Polícia Militar do Piauí quanto a atual situação da segurança do estado. Segundo o secretário, o Código Penal possui fragilidades, que facilitam a soltura de presos.

“O próprio código de processo penal proíbe a manutenção de uma pessoa que pratica furto, presa. As pessoas, de uma maneira muito leiga, não entendem que existe todo um sistema e nós operados ficam sujeitas a algumas situações”
, destacou.


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: governador, decreto, combate