Golpistas usam agendamento de vacina contra Covid para enganar vítimas e furtar dados no Piauí

17/06/2021 18h17


Fonte G1


Imagem: ReproduçãoClique para ampliarGolpistas usam agendamento de vacina contra Covid para enganar vítimas e furtar dados no Piauí(Imagem:Reprodução)

 Criminosos têm aproveitado a pandemia de Covid-19 para tentar colher dados das pessoas e roubar dinheiro das vítimas. Segundo a Polícia Civil, os golpistas se apresentam como representante do Ministério da Saúde e responsáveis pelo agendamento da vacinação contra a doença e assim convencem as vítimas a fornecer os dados.

O Ministério da Saúde alerta que em nenhuma região do país estão sendo realizados agendamentos para vacinação ou outros serviços por telefone, e-mail ou mensagens de texto. Há ainda criminosos que usam dados da Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCOV) para clonar aplicativos e roubar dinheiro das vítimas.

Segundo o delegado Matheus Zanatta, gerente de policiamento especializado, a estratégia dos golpistas é usar temas atuais, como a pandemia, para fazer com que as vítimas confiem que estão diante de uma comunicação legítima.

Os criminosos se identificam como sendo funcionários do Ministério da Saúde e falam como se tivessem a intenção de agendar a vacina contra Covid-19 da vítima. A partir daí, o criminoso segue conversando para colher os dados pessoais. Com as informações em mãos, os golpistas podem clonar telefones e roubar dinheiro das vítimas.

O delegado Matheus Zanatta orientou que as pessoas devem tomar cuidado com links e aplicativos enviados por aplicativos de mensagens, mensagens de texto ou e-mails, principalmente se trazem promessas relacionadas a esses temas.

Vários golpes estão sendo aplicados com esses temas. Os links enviados anunciam por exemplo álcool em gel e máscara dado pelo Governo Federal, ou faça teste do coronavírus em casa gratuitamente, comentou o delegado.


Tópicos: delegado, dados, aplicativos