Girassol é alternativa para alimentar animais no PI, segundo a Embrapa

10/08/2014 08h19


Fonte G1 PI

O girassol é muito utilizado para extração de óleo. Mas ele pode se tornar uma alternativa de alimentos para os animais, principalmente, no período mais quente e seco, como o da estiagem. É o que revela uma pesquisa da Embrapa.

A pesquisa voltada para o uso do girassol na produção de silagem é recente, mas os resultados são animadores. Há um ano, Raimundo Bezerra e José Lopes, agrônomos da Embrapa no Piauí, analisam o valor nutritivo da planta para alimentação animal. Para esse fim, a colheita precisa ocorrer no momento cero, quando a planta apresenta certas características.

“O ponto ideal para a silagem a semente é quando o capítulo está com a parte de trás amarelado, com as bráquinas secas e as folhas cenecentes”, disse Raimundo Bezerra.

O girassol pode ser utilizado para alimentação animal na forma de grãos, farelo e silagem, com uma produção média de 72 toneladas de matéria verde por hectare. Como o custo é baixo, a alternativa é considerada viável para o pequeno criador, já que a planta apresenta boa resistência a variações climáticas.

A cultura mais utilizada na produção de silagem é o milho. Mas o girassol pode ser uma alternativa viável, principalmente para o período mais seco do ano. a oleaginosa é mais resistente a falta de chuva. E a diferença está na profundidade da raiz.

Depois de colhido, o girassol é triturado e armazenado até ficar pronto para o consumo animal. A técnica conserva a forragem por um longo período, com a manutenção do valor nutritivo.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: animal, girassol, silagem